A gestão do destino turístico
e os novos conceitos que permeiam o turismo mundial estiveram entre os pontos
centrais da visita que a comitiva potiguar – que cumpre agenda no estado alemão
da Renânia-Palatinado ao longo de toda esta semana – realizou às cidades de
Bernkastel-Kues e Traben-Trarbach, na região do Rio Mosel. O grupo participou
de um workshop com o doutor Rembert Gügel, especialista em gestão de destinos.
Ele integra a equipe de profissionais da Câmara da Indústria e Comércio de
Trier (IHK).
“Há 30 anos todos os problemas
do turismo, assim como suas soluções, já eram conhecidos. E eles estão ligados
à necessidade de se entender que, gerir um destino é torná-lo sustentável
econômica, ecológica, social e culturalmente. O turismo precisa servir à
população local, e não o contrário. A percepção que um turista terá do destino
não se limita a uma única experiência que ele tenha. Ela passa por todas as
experiências vividas naquele lugar e, principalmente, se aquele destino atende
às expectativas que ele tem”, afirmou Gügel.
E é esse conceito integrado
que parte da região do Rio Mosel, mais precisamente estas duas cidades
visitadas pelos potiguares, procura trabalhar. Para ilustrar o conceito, o
representante da IHK dá um exemplo. “Esta é uma região grande produtora de
vinhos e a atenção dada à atividade pelos operadores do turismo é total.
Entendemos a produção do vinho como uma atividade empresarial, mas ela também é
um atrativo turístico, por isso não a perdemos de vista e buscamos integrá-la à
atividade turística”, ressaltou Rembert Gügel.
Ele diz ainda que há uma
mudança de conceito turístico bastante forte hoje e que a Alemanha tem
procurado explorar bem. “Hoje os turistas estão desacelerando, estão
valorizando o slow travel. Eles querem mais tranquilidade, fazer as coisas
devagar, sentindo cada lugar. Um dos grandes ícones desta mudança de
expectativas é o crescimento do modelo de hospedagem no qual o turista quer
alugar uma residência e viver como um habitante local, se integrando ao dia a
dia daquele lugar. Esta tendência precisa ser levada em conta na hora de se
trabalhar um destino e, sobretudo, quando queremos encantar o visitante. O
destino inteiro precisa ser atrativo, de várias formas, para que possamos
atrair e manter o turista”, pontuou Gügel.
E ele vai além: “para saber
exatamente o que o turista quer precisamos pesquisá-lo, entendê-lo, saber
exatamente para onde iremos voltar nossas atenções, nossos esforços e,
sobretudo, os nossos recursos”.
Um hotel Hotel-Escola diferente
Já na cidade de
Traben-Trarbach, os potiguares realizaram uma visita guiada ao Hotel-Escola
Moselschlösschen, às margens do Rio Mosel.
O hotel chama a atenção bela
beleza e o charme de suas formas e funciona desde 1901 em uma antiga estação
ferroviária. Trata-se de uma estrutura extremamente moderna e confortável,
totalmente equipada para o que eles chamam de “aulas-show” que acontecem em
duas situações. A primeira é quando um grupo resolve contratar um chef de
cozinha e reunir amigos em torno de um jantar com uma aula básica de
gastronomia e enologia. A segunda é quando uma universidade ou escola técnica
da região resolve realizar nos espaços do Moselschlösschen aulas extras para
seus alunos, com foco, por exemplo, na harmonização de pratos com os vinhos
produzidos na região.
Para atender aos dois tipos de
público, o hotel conta com uma moderna estrutura de cozinha e espaço voltado à
degustação de vinhos, além de uma “vinhoteca”, um espaço subterrâneo, no qual
são montados eventos destinados aos apreciadores da bebida.
Promoção direcionada do
destino: as “personas” dos alemães
A comitiva potiguar que visita
o estado alemão da Renânia-Palatinado teve, ainda, a oportunidade de conhecer a
estrutura da Agência Estadual para o Desenvolvimento Turístico da
Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz Tourism Gmbh, a RPT), além de discutir possíveis
formas de cooperação nesta área entre os alemães e o Rio Grande do Norte.
A agência alemã tem 70% do seu
trabalho custeado pelo Secretaria de Estado da Economia e Turismo da Renânia.
Os outros 30% vêm de entidades privadas – entre elas a IHK (Câmara do Comércio
e da Indústria) e a Dehoga (equivalente à ABIH no Brasil) – e de prefeituras
das cidades da região, ou mesmo de prefeituras das cidades que tenham
interesses pontuais na atuação da agência.
Um dos pontos principais da
atuação da RPT é uma ampla e diversificada plataforma de comunicação, com site
responsivo (www.rlp.tourismusnetzwerk.info), aplicativos e reuniões por
videoconferência.
Outra estratégia que vem sendo
utilizada com excelente retorno no que os alemães chamam de qualificação do atendimento
e, consequentemente, do retorno ao cliente, é a chamada “Costumer Journey”.
A equipe da agência realizou
pesquisas e traçou perfis que definiram cinco “Personas”, que são clientes que
se enquadram nos padrões do público-alvo de cada destino. A definição do perfil
destes clientes foi feita com base em pesquisas qualitativas que deixavam
claras as preferências de atrações e o tipo de hospedagem pretendidos, a
distância da residência, o tempo de permanência pretendido, entre outras
coisas. De posse dos perfis do público-alvo de cada destino, a agência, em
parceria com as entidades que a mantém, passou a monitorar clientes que se
encaixassem neles e a ouvi-los de forma mais detalhada para saber, por exemplo,
quando iam procurar comprar efetivamente o pacote, que motivos poderiam fazê-lo
desistir da viagem. O material direcionado às “personas” leva em conta as
características de cada um, por exemplo, com uma folheteria em letras maiores
para o público da terceira idade ou uma base de comunicação mais personalizada
para esportistas.
O monitoramento vem dando
muito certo e garantindo o “encantamento” dos turistas nos destinos. Na maioria
das cidades em que a agência atua, o percentual de turistas oriundos do
trabalho baseado nas “personas” já chega aos 50% do total.
“Este é um modelo muito
interessante e nós deveremos discuti-lo no RN mais a fundo. Vamos tentar
encontrar formas de adaptá-lo à nossa realidade. Me parece um bom indutor do
crescimento do fluxo turístico, sobretudo em um momento em que nosso Rio Grande
do Norte está diversificando fortemente seus atrativos”, garantiu o presidente
do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A comitiva
Liderada pelo presidente do
Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a comitiva de representantes do Estado,
de municípios turísticos e de entidades empresariais do Rio Grande do Norte
está cumprindo esta agenda a convite do estado alemão da Renânia-Palatinado,
que custeou integralmente todas as despesas (aéreo, inclusive taxas de
embarque, hospedagem, transportes e refeições). A ideia da viagem não é
divulgar ou promover o destino RN mas, sim, trocar experiências de gestão,
marketing e capacitação de mão de obra no setor turístico.
Além do presidente Marcelo
Queiroz e do diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgílio, fazem parte da
comitiva: o secretário-adjunto de Turismo do RN, Manoel Gaspar Neto; a
secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim; o coordenador da Câmara
Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Gosson; a subsecretária de
Turismo e coordenador dos polos turísticos do RN, Solange Portela; a secretária
de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; a secretária de Turismo
de Tibau do Sul, Elizabeth Bauchwitz; o secretário de Turismo de Serra de São
Bento, Clovis Magdiel Figueiredo; o presidente da Abav RN, Abdon Gosson; o
presidente da ABIH RN, José Odécio Rodrigues; o vice-presidente do Natal
Convention Bureau, George Costa; a presidente da Emprotur RN, Ana Maria Costa;
o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o assessor da Diretoria
Regional do Senac RN, Estácio Guimarães; e o assessor de Comunicação e
Marketing do Sistema Fecomércio RN, Luciano Kleiber.
Fecomércio RN
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