O Google começou a distribuir
nesta terça-feira, 1º de agosto, a versão 60 do Chrome para Android, com
algumas novidades interessantes. Com a atualização, será possível barrar
definitivamente os insuportáveis anúncios capazes de fazer o celular vibrar.
Você já deve ter se deparado
com isso enquanto navegava pela web com seu celular. Quando o Google introduziu
essa possibilidade com a ferramenta Web Vibration API, ele pensava em jogos
móveis ou outros tipos de conteúdo interativos que pudessem fazer bom uso do
recurso. No entanto, o principal uso acabou sendo em anúncios extremamente
invasivos, que em muitos casos mentem para o usuário sobre o celular estar
infectado com algum tipo de malware para sugerir a instalação de um
“antivírus”.
Com o Chrome 60, felizmente,
isso não será mais possível, porque o Google restringiu a utilização da Web
Vibration API. Ela ainda está lá, mas para que o celular possa vibrar, o
usuário precisa antes tocar na página, indicando interesse em interagir com o
conteúdo, como explica o site Android Police.
Completando as novidades para
restringir o poder de anúncios maliciosos, o Google também limitou o uso da
função beforeunload do JavaScript. Essa ferramenta era usada para mostrar um
alerta ao usuário quando ele tentava fechar a aba do navegador, mas agora só
poderá ser usada caso ele tenha interagido com o site de alguma forma tocando
na tela.
Além das limitações a
anúncios, o Chrome 60 também apresenta um novo widget para buscas. Ao
pressioná-lo, em vez de direcionar o usuário para o aplicativo do Google, o
atalho abre a barra de endereços do navegador. O recurso é fruto de um processo
na Rússia, no qual o concorrente Yandex acusava o Google de práticas
anticompetitivas, o que forçou a companhia a criar um widget que pudesse
alternar entre vários motores de busca.
Olhar Digital UOL
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