SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Sonora Brasil Sesc apresenta coco de roda de Sergipe

“Samba de Parea da Mussuca” será levado a 3 cidades potiguares em apresentações gratuitas. Circuito será finalizado dentro da programação do sábado cultural

O 20º Sonora Brasil Sesc volta a apresentar música genuinamente brasileira, mais especificamente o coco de roda, no Rio Grande do Norte. O grupo Samba de Parea da Mussuca (SE) será levado a Mossoró (31 de agosto) e Caicó (1º de setembro), finalizando o circuito em Natal (2 de setembro) dentro da programação do projeto Sábado Cultural. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN).

O grupo sergipano é o segundo trazido este ano pelo Sonora Brasil, cujo tema selecionado para vir ao estado foi o Na pisada dos cocos. O Samba de Parea da Mussuca é oriundo do empenhada em manter tradições centenárias como a Dança de São Gonçalo e o Samba de Pareia. Liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro em grupos tradicionais, o samba está relacionado a um ritual de nascimento, representando alegres boas-vindas a uma criança em seu 15º dia de vida. 

Em Mossoró, a apresentação acontecerá às 19h no Teatro Dix-huit Rosado; em Caicó, no mesmo horário no Sesc Caicó; e em Natal, será às 18h30 no Sesc Cidade Alta, dentro de extensa programação do projeto Sábado Cultural.

Este é o segundo grupo a se apresentar pelo Sonora Brasil em 2017 no RN, depois do Coco do Iguape (PE), que veio em julho. Em outubro, será a vez do Coco de Tebei (PE), terceiro e último grupo de fora se apresentar em solo papa-jerimum.

A grande novidade para o RN este ano foi a seleção de um coco potiguar para circular pelo projeto por todo o Brasil: o Coco de Zambê, de Tibau do Sul, fará apresentações em 55 cidades do Norte e Nordeste e, em 2018, segue para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Esta é a primeira vez que um grupo potiguar participa do projeto. O coco de Zambê se apresentou com o pernambucano Coco do Iguape em julho em Tibau do Sul, e esse intercâmbio de raízes acontecerá novamente com o Coco de Tebei em outubro em Caicó e em Mossoró.

Sábado cultural

A última apresentação do Samba de Parea da Mussuca integrará uma extensa e gratuita programação realizada durante o próximo sábado, 02 de setembro, no Sesc Cidade Alta. Das 14h às 19h, serão promovidas diversas atividades para encerrar a Mostra Sesc de Arte e Cultura, realizada durante todo o mês de agosto em cinco cidades potiguares. Serão sessões de cinema, contação de história, apresentações teatrais e musicais, além da biblioteca e da Galeria Sesc, abertas durante toda a programação. As atividades estão disponível no site do Sesc, o www.sescrn.com.br.

Sonora Brasil

Em sua 20ª edição, o projeto Sonora Brasil apresenta os temas Na pisada dos cocos e Bandas musicais: formações e repertórios, que serão desenvolvidos no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema.

Na pisada dos cocos apresenta variantes desta expressão lítero-cênico-musical típica da região Nordeste do Brasil, trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior.

O projeto Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Desde sua criação, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores.

Serviço:

O quê? Sonora Brasil Sesc apresenta coco de roda de Sergipe
Quando e onde?

MOSSORÓ
31 de agosto | 19h | Teatro Dix-huit Rosado

CAICÓ
1º de setembro | 19h | Sesc Caicó

NATAL
02 de setembro | 18h30 | Sesc Cidade Alta (dentro da programação do Sábado Cultural. Atividades disponíveis no www.sescrn.com.br)

Fecomércio RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente