O instituto de pesquisa IDC
divulgou nesta quarta-feira, 2, mais uma edição do seu tradicional levantamento
a respeito do mercado global de smartphones. No segundo trimestre deste ano, as
vendas de celulares no mundo sofreram uma queda de 1,3% em relação ao ano
passado.
Apesar do número negativo, as
principais fabricantes de smartphone do mundo até têm o que comemorar. A
Samsung, que há tempos lidera o ranking, manteve-se como a marca que mais vende
celulares no planeta. Foram 78,8 milhões de unidades vendidas entre abril e
junho, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em segundo lugar aparece a
Apple, que, segundo a IDC, vendeu 41 milhões de iPhones no mundo todo no último
trimestre, registrando aumento de 1,5% em comparação com 2016. Logo em seguida
aparecem três empresas chinesas ainda pouco conhecidas no ocidente: Huawei,
Oppo e Xiaomi, que, juntas, venderam 87 milhões de celulares.
Das três, a que mais vendeu
foi a Huawei, com 38,5 milhões de unidades comercializadas. Em seguida aparece
a Oppo (com 27,8 milhões) e, depois, a Xiaomi (com 21,2 milhões). Todas
registraram aumento nas vendas em relação ao ano passado, com destaque para a
Xiaomi, que vendeu 58,9% a mais do que no segundo trimestre de 2016.
Mas se essas cinco empresas
foram tão bem, por que o mercado encolheu? A resposta está no acumulado pelas
outras marcas internacionais menores, que juntas colocaram 133,4 milhões de
unidades nos bolsos dos consumidores - o que equivale a uma queda de 16% em
relação ao mesmo período de um ano atrás.
Ao todo, foram vendidos 341,6
milhões de smartphones no mundo todo entre abril e junho. Nesse mesmo
intervalo, um ano trás, o volume vendido foi de 346,1 milhões.
Olhar Digital UOL
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