SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Exposição da Assembleia Legislativa no Midway Mall termina neste sábado

A história do Rio Grande do Norte contada por meio dos fatos que marcaram o Poder Legislativo atraiu milhares de pessoas ao Midway Mall nas últimas semanas, onde está em exposição o Memorial do Legislativo Potiguar. Reunindo pessoas de todas as idades no 3º piso do shopping, a mostra segue até este sábado (30) e já é considerada um sucesso pelos organizadores.

"A população mais antiga se encontra nos fatos históricos, relembra os momentos em que determinados atos foram tomados pelo Legislativo e os mais novos têm a oportunidade de conhecer os momentos mais marcantes, entendendo como chegamos aos dias atuais. Tem sido uma experiência enriquecedora”, disse o antropólogo Plínio Sanderson, servidor da Assembleia que está trabalhando na exposição. 

De acordo com dados repassados pela organização da exposição, mais de três mil pessoas assinaram o livro de visitas durante os 13 dias em que o acervo esteve no shopping, incluindo jovens de 46 escolas. A expectativa é de que até o sábado, quatro mil pessoas tenham viajado no tempo por meio do material exposto pelo Poder Legislativo.

O engenheiro Fred Pinheiro, espectador assíduo da TV Assembleia e interessado pela história do RN, logo após saber da existência da exposição, resolveu ir ao shopping especialmente para conhecer a mostra. “Eu estava muito curioso pra vir aqui. E o que me chamou mais a atenção foi o processo de participação histórica da mulher potiguar na política”. O engenheiro também se interessou bastante pelas atividades da Assembleia no período da ditadura.

Já os estudantes da Escola Estadual Imperial Marinheiro, que foram acompanhados pela professora de Geografia Janiere Oliveira de Mendonça, enalteceram, a oportunidade de vivenciar, em campo, o aprendizado da sala de aula. Para Janiere, a iniciativa do Memorial contribuiu para a assimilação do conteúdo por parte dos jovens.

“Esse tipo de visita é extremamente importante, porque, dentro do colégio, muitas vezes os alunos não guardam tanto o conteúdo na memória, não o visualizam. E quando se consegue um espaço desses, é muito interessante para eles”, disse a professora, que acredita que seus alunos saíram da exposição com outro olhar da sociedade em que vivem.

Um desses alunos que passou pela exposição, Anderson Augusto da Silva, de 15 anos, disse que ficou surpreso com a quantidade de informações apreendidas com a mostra da Assembleia Legislativa. O jovem destacou o espaço dedicado ao pioneirismo das potiguares na política mundial. “Tem muita gente que tem preconceito contra as mulheres, que pensa que elas não são capazes de muita coisa, mas isso não é verdade. Elas podem fazer tudo o que quiserem”, garantiu o estudante.

Além do ganho de conhecimento por parte da população, o próprio Memorial também ganhou com a mostra no Midway Mall. Após várias pessoas ligadas a antigos parlamentares visitarem o espaço, objetos e documentos históricos foram repassados por familiares, enriquecendo o acervo. Até o penúltimo dia de exposição, pelo menos 11 doações foram confirmadas, incluindo um livro original da Constituição do RN de 1947, doado pelo jornalista e pesquisador Carlos Morais.

“Eu tinha esse livro em casa e o usava quando precisava fazer algumas consultas, mas sei que ele ficará melhor guardado no Memorial, às vistas da população”, disse o jornalista. “Levar a história do RN para mais perto do seu povo é algo importantíssimo, porque nós só vamos ter consciência do presente e mudar o futuro, se conhecermos o nosso passado”, complementou Plínio Sanderson.

Renovação

O Memorial do Legislativo Potiguar passará, em breve, por uma nova fase. Para tanto, foi adquirida a antiga casa de Augusto Tavares de Lyra, o Solar Tavares de Lyra, que será restaurado para receber o acervo do Memorial, que será disposto de modo interativo e com mídias modernas. Outra novidade é que o espaço deixará de ser específico do Poder Legislativo para se tornar um acervo da história de todo o RN.

ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente