segunda-feira, 9 de outubro de 2017

CDP de Assu é desativado e presos transferidos para outras unidades prisionais

O Centro de Detenção Provisória (DCP) de Assu, no Oeste do estado foi desativado neste domingo (8) após a fuga de nove presos na madrugada de sábado (7), no qual os apenados serraram as grades e se rastejaram até o muro, onde pularam e ganharam acesso as ruas da cidade.

A decisão foi da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC/RN), em que os 90 presos restantes foram transferidos para os CDPs de Apodi, Caraúbas e Patu. Cerca de 30 apenados foram transferidos para o CDP de Apodi, considerado um dos modelos do Estado e os outros 60 serão divididos nas outras unidades sobrecarregando a capacidade dos três. 

O Centro de Detenção Provisória de Assu funcionava no mesmo prédio da Delegacia de Polícia Civil. Segundo informações da Coordenação de Administração Penitenciária da SEJUC espera-se que a conclusão dos presídios que estão em obras no estado o déficit de vagas no sistema prisional recue.


Hoje a demanda é de oito mil presos para quatro mil vagas. Passam pela mesma situação de Assu, as unidades prisionais de Mossoró, que estão superlotadas. A Cadeia Pública tem cerca de 200 presos, para uma capacidade de 100, já a Penitenciária Doutor Mário Negócio está com quase 400, quase o triplo do número de vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente