SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Debate sobre mercado de trabalho abre Seminário de Educação Profissional do RN

A relação entre o mercado de trabalho e a educação profissional foi o tema do painel de abertura do 2º Seminário de Educação Profissional do Rio Grande do Norte, que teve início hoje (24) e segue até amanhã (25), no Holiday Inn Natal Hotel. Participam mais de 200 pessoas, entre profissionais ligados à área, estudantes e interessados no assunto.

O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com Senai, Sebrae, Senar, Sest/Senat, UnP, IFRN e Governo do Estado. 

Em sua palestra, o consultor e professor, Dr. Paulo Imbuzeiro, destacou a necessidade do Brasil crescer em competitividade e reforçou a importância dos investimentos em educação profissional.

‘A falta de profissionais qualificados afeta diretamente o desenvolvimento do País. Falando em competitividade, o Brasil perdeu algumas posições nos últimos anos. Alguns estudos mostram que estamos na 75º colocação. Sabemos que existem vários fatores, mas um dos principais é o fato de termos um pequeno contingente de jovens que fazem a Educação Profissional com a Educação Regular’, reforçou.  O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, mediador do Painel, destacou os bons resultados que o Brasil tem alcançado nas competições internacionais de educação profissional. ‘As posições de destaque que o País tem obtido são um termômetro da qualidade do ensino que praticamos, porém precisamos avançar e nos aproximarmos cada vez mais do mercado, estando atentos às necessidades do setor produtivo’, afirmou.

Também participaram como debatedores o vice-presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Pedro Terceiro de Melo, e o presidente da Fruticoop, Francisco Canindé da Costa.

A secretária de estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, destacou que o evento tem uma significativa importância para a rede estadual de educação. “Temos um grande compromisso com a implantação do Ensino Médio Integrado. Ainda precisamos avançar bastante, ajustando processos e obtendo os investimentos necessários para que a educação profissional na rede estadual de fato ocorra”, disse em seu pronunciamento.

Outro destaque na primeira manhã do evento foi a apresentação de jovens da Orquestra de Cordas do Sesc Cidadão Natal, projeto desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN na Vila de Ponta Negra, sob regência do maestro Eugênio Graça.

Entre os temas que ainda serão tratados, estão: empreendedorismo e inovação, desenvolvimento de competências, gestão, estratégias para a prática em sala de aula e os desafios da educação profissional a partir da Reforma do Ensino Médio.

O evento será encerrado com a assinatura de uma Carta de Intenções entre as entidades promotoras, com foco no reforço do conteúdo de empreendedorismo nos cursos de educação profissional ministrados no Rio Grande do Norte.

O 2º Seminário de Educação Profissional do RN é uma das ações do Fórum de Educação Profissional RN, grupo formado por organizações públicas, privadas e Sistema S, para discussão de uma agenda permanente de diálogo entre educação e trabalho.

Programação:

Terça-feira – 24/10/2017

14h às 15h30: Empreendedorismo e Inovação na Educação Profissional.Palestrante: Vânia Rêgo – Analista Sênior do Sebrae Nacional

15h45 às 17h15: Desenvolvimento de Competências para a Educação Profissional.Palestrante: Maria Eliane Azevedo – Gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Nacional

Quarta-feira – 25/10/2017

9h às 10h30: O Poder Transformador da Prática em Sala de Aula.Palestrante: Luiz Felipe Lins – Professor da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

10h45 às 12h15: Gestão na Educação Profissional.Palestrante: Katiane Batista – Coordenadora Nacional de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat

14h às 16h: Os desafios da Educação Profissional com a Reforma do Ensino Médio.Palestrante: João Wisley Pereira – Coordenador-Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (MEC)

16h às 16h30: Encerramento com carta de intenções sobre Empreendedorismo.

Fecomércio RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente