SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Ciência explica por que é uma péssima ideia brigar com alguém pela internet

Já pensou como seria uma versão atual do clássico “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin? Certamente, entre as sátiras expostas estaria alguma coisa envolvendo a era da internet, quando pessoas são mais vítimas de assaltos e acidentes por simplesmente não conseguirem tirar os olhos do celular – além do vício por tudo o que se faz online, temos também uma grande tendência a procurar tretas, mesmo que seja só para ficar de expectador mesmo.

Em relação às discussões que temos em fóruns, espaços de comentários e afins, uma coisa não nos parece novidade: discutir ideais com uma pessoa nas redes sociais, além de ser algo desgastante para quem o faz e para quem resolve acompanhar a situação, não costuma ter vantagens, sabia?

Uma pesquisa publicada na revista Psychological Science revelou que o melhor jeito de discutir ideias e de contra-argumentar com alguém é fazer isso pessoalmente, não online.

A revelação em si não nos surpreende muito, mas é sempre bom entender as razões psicológicas por trás desse tipo de informação. Discutir pessoalmente é melhor porque conseguimos nos expressar plenamente quando falamos e, assim, evitar confusões e erros de interpretação.

É pelos problemas da discussão escrita que muitas pessoas acabam achando que outras não têm a capacidade de argumentar sobre determinado assunto, e nem sempre isso é verdade.

Na hora de falar sobre um tema polêmico, os pesquisadores descobriram que o discurso não escrito consegue chamar a atenção e ganhar o respeito dos ouvintes que pensam de forma semelhante à nossa e também dos que pensam de modo contrário, evitando o gatilho da treta.

De acordo com os pesquisadores, a argumentação escrita desumaniza o argumento, e aí discordar dela e ofender quem a fez se torna algo fácil. Quando escrevemos, quem nos lê tem mais facilidade de partir para a treta simplesmente pelo fato de que, naquele momento, não está ouvindo nossas entonações e pistas vocais – é como se não fôssemos humanos mesmo.

Já pensou como seria se, em vez de atacar alguém no espaço dos comentários, você sentasse com esse cidadão e tivesse uma conversa pessoalmente? Terminariam xingando as gerações de suas famílias ou acha que, no fundo, acabariam entendendo melhor o ponto de vista alheio? Tudo bem, não é possível chamar todo mundo para tomar um café e conversar, mas é possível se lembrar disso na próxima vez que seu dedo começar a coçar e que você se sentir tentado a começar uma briga: mais amor, menos tretas.

TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente