Em Natal, mais de 64% irão às
compras e em Mossoró, o percentual é de 66%. Nos dois municípios o gasto médio
ultrapassa R$ 260
Seis em cada dez natalenses
(64,1%) irão às compras neste final de ano, um aumento de 3,9 pontos
percentuais em comparação ao mesmo período de 2016 (60,2%). Este e outros dados
foram coletados no levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN), que também
pesquisou sobre o destino do 13º salário dos trabalhadores de Natal.
Dos consumidores natalenses
entrevistados e que terão direito ao 13º salário em 2017, boa parte deles
(54,6%) já tem destino certo para essa renda extra, que é sanar dívidas
assumidas durante o ano. De acordo com a pesquisa do IPDC/FecomércioRN, o
índice representa um aumento de 3,4 pontos percentuais no número de
trabalhadores com esse objetivo, na comparação com o ano passado. Além disso,
26,7% dos assalariados entrevistados disseram que devem poupar ou investir o
dinheiro, número maior do que o registrado em 2016, quando 19,9% dos
entrevistados deram essa resposta. Logo em seguida, aparecem os que pretendem
usar o dinheiro extra para as compras de final de ano, com 12,6%; em 2016, o
número era de 16%.
Sobre os gastos de final de
ano, os consumidores argumentam que vão ao comércio impulsionados pelas razões
culturais e pela tradição de presentear e trocar artigos. O valor médio que os
consumidores pretendem gastar nas compras é de R$ 281,23, um aumento de 2,8% em
relação ao ano passado.
Os produtos mais citados como
opção de compra são os itens de Vestuário (52,2%); Brinquedos (22,4%); Perfumes
e Cosméticos (20,1%); Calçados (13,9%); Eletrônicos/Celulares (9,3%);
Eletrodomésticos (4,6%); Relógios/joias/bijuterias (3,1%); entre outros. O
levantamento da Fecomércio RN indica que 30,1% dos entrevistados demonstraram
interesse em comprar apenas um produto. Os mais presenteados serão as mães
(45,5%); seguidos pelos filhos (39,3%); cônjuges (36,2%); pai (28,5%);
namorados (as) (11,8%); sobrinhos (10%); irmãos (9%); amigos (4,9%); netos
(4,4%) e avós (2,3%).
Mesmo com o aumento da
intenção de compras atrelada ao aumento do ticket médio, quase 80% dos
natalenses irão realizar pesquisa, sendo o preço (44,2%) o principal motivador
na hora de fechar negócio. Em seguida aparece a diversidade de produtos (25,2%);
a proximidade de casa ou trabalho (14,7%); o conforto do ambiente (9,8%); a
segurança do local (7,2%); e a acessibilidade (4,4%) como fatores que podem
influenciar o cliente.
A pesquisa apontou ainda que
para conquistar esse consumidor, o empresário deve investir em promoções
(citadas como diferencial por 59,3% dos entrevistados); descontos (48,2%);
atendimento (38,6%); facilidade de pagamento (14,4%); divulgação (8%);
variedade (5,2%) e qualidade dos produtos (3,9%).
Outro ponto levantado pela
pesquisa é o local de comemoração das festividades de final de ano pelos
natalenses. O levantamento mostra a forte tendência de comemoração do Natal nas
residências. 45,7% dos entrevistados farão algum tipo de celebração na própria
casa; 24,7% irão comemorar na casa de parentes; 3,7% na casa de amigos; e
apenas 1,9% na igreja. Outros locais mencionados foram restaurantes, praias,
shoppings, clubes e viagens. A previsão é que o gasto médio dos entrevistados
com a comemoração seja de R$ 144,30.
A intenção de viajar dos
natalenses durante o final do ano também foi estudada. Neste período, 24,8% dos entrevistados
pretendem fazer turismo. No ano passado o percentual era de 18%, e em 2015 era
de 29,8%. Entre os que vão viajar nesse período, a intenção de ir a pontos de outros
estados diminuiu de 47% em 2016 para 42,6% este ano. Já a pretensão de viagens
para o interior do RN aumentou, passando de 35% em 2016 para 37,4% neste ano,
bem como as viagens para o litoral do RN passou de 13,7% em 2016 para 18,1% em
2017.
Oeste potiguar
O IPDC da Fecomércio RN também
realizou a mesma pesquisa no segundo maior município do estado, Mossoró, na
região Oeste. Lá, mais de 66% dos consumidores irão às compras para o Natal e
final de ano (contra 63,8% em 2016), com a intenção de gastar, em média, R$
262,54. Em 2016 o valor médio de intenção de gastos foi de R$ 256,43.
As roupas permanecem na
primeira posição do ranking de produtos que os consumidores pretendem comprar
(60,3%). Em seguida estão os brinquedos (25,6%); os perfumes/cosméticos
(18,8%); e os calçados (15%), seguindo a tendência das respostas fornecidas
pela mesma pesquisa realizada em 2016. Quase 11% dos entrevistados ainda não
sabiam quais produtos comprar.
Em relação a 2016, o
levantamento indica que não houve alterações em quem serão os mais
presenteados. Os pais e as mães com 77,4% das intenções; os filhos (49,1%) e os
cônjuges/namorados (42,6%) foram os mais lembrados.
No que diz respeito aos locais
de compra, diferente dos natalenses que vão procurar os shoppings para fazer as
compras (47,8%), a maioria dos consumidores de Mossoró vão ao comércio de rua
(66,2%). O principal fator determinante da escolha do tipo de comércio é o
nível de preço praticado pelo estabelecimento (45,9%). Em seguida aparecem a
diversidade de produtos (27,1%,); a proximidade de casa ou trabalho (11%); e o
conforto da loja (12,4%).
Os consumidores de Mossoró
estão atentos antes de comprar os presentes, é tanto que 82% dos ouvidos farão
pesquisa em busca de melhores oportunidades. Eles irão procurar: promoções
(40,6%); bom atendimento (37,6%) e descontos (31%). Vale destacar ainda o
aumento no percentual de consumidores que se dizem motivados a entrar numa loja
devido à forma de pagamento praticada (7,4%).
Quanto à expectativa das
confraternizações de Natal e Ano Novo, o consumidor mossoroense irá fazer uma
comemoração natalina mais caseira. 33% dos entrevistados farão algum tipo de
celebração na própria casa; 27,1% irão comemorar na casa de parentes e 1,2% na
casa de amigos.
Cerca de 31% dos entrevistados
tem pretensão de viajar durante essa época. O principal destino deve ser o
litoral do Rio Grande do Norte (54,3%); seguido de outro estado (27,3%); e
cidades do interior do RN (26%).
Fecomércio RN
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