quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Cresce percentual de potiguares que irão às compras de final de ano, diz pesquisa da Fecomércio RN

Em Natal, mais de 64% irão às compras e em Mossoró, o percentual é de 66%. Nos dois municípios o gasto médio ultrapassa R$ 260

Seis em cada dez natalenses (64,1%) irão às compras neste final de ano, um aumento de 3,9 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2016 (60,2%). Este e outros dados foram coletados no levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN), que também pesquisou sobre o destino do 13º salário dos trabalhadores de Natal.

Dos consumidores natalenses entrevistados e que terão direito ao 13º salário em 2017, boa parte deles (54,6%) já tem destino certo para essa renda extra, que é sanar dívidas assumidas durante o ano. De acordo com a pesquisa do IPDC/FecomércioRN, o índice representa um aumento de 3,4 pontos percentuais no número de trabalhadores com esse objetivo, na comparação com o ano passado. Além disso, 26,7% dos assalariados entrevistados disseram que devem poupar ou investir o dinheiro, número maior do que o registrado em 2016, quando 19,9% dos entrevistados deram essa resposta. Logo em seguida, aparecem os que pretendem usar o dinheiro extra para as compras de final de ano, com 12,6%; em 2016, o número era de 16%. 

Sobre os gastos de final de ano, os consumidores argumentam que vão ao comércio impulsionados pelas razões culturais e pela tradição de presentear e trocar artigos. O valor médio que os consumidores pretendem gastar nas compras é de R$ 281,23, um aumento de 2,8% em relação ao ano passado.

Os produtos mais citados como opção de compra são os itens de Vestuário (52,2%); Brinquedos (22,4%); Perfumes e Cosméticos (20,1%); Calçados (13,9%); Eletrônicos/Celulares (9,3%); Eletrodomésticos (4,6%); Relógios/joias/bijuterias (3,1%); entre outros. O levantamento da Fecomércio RN indica que 30,1% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar apenas um produto. Os mais presenteados serão as mães (45,5%); seguidos pelos filhos (39,3%); cônjuges (36,2%); pai (28,5%); namorados (as) (11,8%); sobrinhos (10%); irmãos (9%); amigos (4,9%); netos (4,4%) e avós (2,3%).

Mesmo com o aumento da intenção de compras atrelada ao aumento do ticket médio, quase 80% dos natalenses irão realizar pesquisa, sendo o preço (44,2%) o principal motivador na hora de fechar negócio. Em seguida aparece a diversidade de produtos (25,2%); a proximidade de casa ou trabalho (14,7%); o conforto do ambiente (9,8%); a segurança do local (7,2%); e a acessibilidade (4,4%) como fatores que podem influenciar o cliente.

A pesquisa apontou ainda que para conquistar esse consumidor, o empresário deve investir em promoções (citadas como diferencial por 59,3% dos entrevistados); descontos (48,2%); atendimento (38,6%); facilidade de pagamento (14,4%); divulgação (8%); variedade (5,2%) e qualidade dos produtos (3,9%).

Outro ponto levantado pela pesquisa é o local de comemoração das festividades de final de ano pelos natalenses. O levantamento mostra a forte tendência de comemoração do Natal nas residências. 45,7% dos entrevistados farão algum tipo de celebração na própria casa; 24,7% irão comemorar na casa de parentes; 3,7% na casa de amigos; e apenas 1,9% na igreja. Outros locais mencionados foram restaurantes, praias, shoppings, clubes e viagens. A previsão é que o gasto médio dos entrevistados com a comemoração seja de R$ 144,30.

A intenção de viajar dos natalenses durante o final do ano também foi estudada.  Neste período, 24,8% dos entrevistados pretendem fazer turismo. No ano passado o percentual era de 18%, e em 2015 era de 29,8%. Entre os que vão viajar nesse período, a intenção de ir a pontos de outros estados diminuiu de 47% em 2016 para 42,6% este ano. Já a pretensão de viagens para o interior do RN aumentou, passando de 35% em 2016 para 37,4% neste ano, bem como as viagens para o litoral do RN passou de 13,7% em 2016 para 18,1% em 2017.

Oeste potiguar

O IPDC da Fecomércio RN também realizou a mesma pesquisa no segundo maior município do estado, Mossoró, na região Oeste. Lá, mais de 66% dos consumidores irão às compras para o Natal e final de ano (contra 63,8% em 2016), com a intenção de gastar, em média, R$ 262,54. Em 2016 o valor médio de intenção de gastos foi de R$ 256,43.

As roupas permanecem na primeira posição do ranking de produtos que os consumidores pretendem comprar (60,3%). Em seguida estão os brinquedos (25,6%); os perfumes/cosméticos (18,8%); e os calçados (15%), seguindo a tendência das respostas fornecidas pela mesma pesquisa realizada em 2016. Quase 11% dos entrevistados ainda não sabiam quais produtos comprar.

Em relação a 2016, o levantamento indica que não houve alterações em quem serão os mais presenteados. Os pais e as mães com 77,4% das intenções; os filhos (49,1%) e os cônjuges/namorados (42,6%) foram os mais lembrados.

No que diz respeito aos locais de compra, diferente dos natalenses que vão procurar os shoppings para fazer as compras (47,8%), a maioria dos consumidores de Mossoró vão ao comércio de rua (66,2%). O principal fator determinante da escolha do tipo de comércio é o nível de preço praticado pelo estabelecimento (45,9%). Em seguida aparecem a diversidade de produtos (27,1%,); a proximidade de casa ou trabalho (11%); e o conforto da loja (12,4%).

Os consumidores de Mossoró estão atentos antes de comprar os presentes, é tanto que 82% dos ouvidos farão pesquisa em busca de melhores oportunidades. Eles irão procurar: promoções (40,6%); bom atendimento (37,6%) e descontos (31%). Vale destacar ainda o aumento no percentual de consumidores que se dizem motivados a entrar numa loja devido à forma de pagamento praticada (7,4%).

Quanto à expectativa das confraternizações de Natal e Ano Novo, o consumidor mossoroense irá fazer uma comemoração natalina mais caseira. 33% dos entrevistados farão algum tipo de celebração na própria casa; 27,1% irão comemorar na casa de parentes e 1,2% na casa de amigos.


Cerca de 31% dos entrevistados tem pretensão de viajar durante essa época. O principal destino deve ser o litoral do Rio Grande do Norte (54,3%); seguido de outro estado (27,3%); e cidades do interior do RN (26%).

Fecomércio RN

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