SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Falsas páginas de emprego enganam mais de 300 mil brasileiros na internet

De acordo com o mais recente estudo do IBGE, há mais de 13 milhões de desempregados no Brasil atualmente. Criminosos têm se aproveitado dessas pessoas na internet para aplicar golpes que roubam dados pessoais e infectam dispositivos com vírus.

É o que descobriu um recente estudo da PSafe, uma empresa de segurança eletrônica. De acordo com ela, mais de 30 golpes de phishing foram identificados na internet brasileira no último mês, e todos eles usam vagas de emprego falsas para atrair as vítimas.

Ao todo, mais de 300 mil pessoas curtiram ou estão seguindo páginas no Facebook que prometem vagas de emprego e processos seletivos, mas que, na verdade, estão servindo golpes. As páginas usam formulários e imagens de grandes empresas para esconder suas reais intenções.

O golpe acontece, normalmente, da seguinte maneira: uma página do Facebook posta um link indicando um processo seletivo numa grande empresa, como Lojas Americanas. Ao clicar no link, o usuário se depara com um formulário que pede dados básicos, como nome completo, data de nascimento e vaga de interesse.

Em seguida, a vítima é induzida a cadastrar seu número de telefone num serviço de SMS pago. Em alguns casos, a pessoa também é instruída a baixar, sem saber, um vírus no celular.

Os especialistas recomendam que o usuário "crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos" para evitar cair em golpes como estes. 

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente