domingo, 26 de novembro de 2017

Pequenos negócios têm usado Facebook para prosperar, diz pesquisa

Para mostrar que é mais do que um rostinho bonito – ou uma rede social com bilhões de usuários ativos e uma infinidade de anunciantes, no caso –, o Facebook encomendou uma pesquisa para descobrir como sua plataforma está afetando o mundo dos negócios, especialmente no Brasil. Segundo o levantamento realizado pela Morning Consult, parece que a cria de Mark Zuckerberg vem realmente ajudando o empreendedor brasileiro a prosperar, mesmo em tempos adversos.

Para saber disso, a consultoria entrou em contato com mais de mil micro e pequenos negócios de todo Brasil ao longo de todo o mês de agosto. O resultado? Sete em cada dez delas afirmaram que são mais fortes hoje graças à sua presença no Facebook. Em cerca da metade dos casos, a brincadeira vai ainda mais longe: a rede serve como base para o próprio negócio, tendo sido construído primeiro nela.

Outro dado interessante é que, para cerca de 75% dessas empresas, a participação no site fez com que suas vendas aumentassem diretamente, levando a uma demanda maior por produtos e serviços. Isso, claro, acabou fazendo com que dois terços delas também precisassem fazer novas contratações para manter a operação em dia. Ou seja, o Facebook pode ter contribuído para os 400 mil empregos gerados pelos micro e pequenos negócios de janeiro a setembro deste ano.

Além disso, a pesquisa afirma que a interação das companhias dentro da rede social vem ajudando a quebrar uma série de barreiras do mercado nacional, incluindo o atendimento a clientes que moram em outras regiões do país – ou até mesmo fora dele. Um ponto interessante é que, mesmo que o Facebook não tenha todas as ferramentas de sites voltados inteiramente para negócios, 70% das empresas entrevistadas dizem fechar pedidos na rede diariamente. Pudera, já que quase todo o seu público (real ou potencial) está por lá, certo?

TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente