O Procon Móvel da Assembleia Legislativa
segue prestando orientações à população da cidade de Angicos e região sobre os
direitos e deveres do consumidor. Nesta quinta-feira (23), a unidade itinerante
do órgão voltou a se instalar em frente à Câmara Municipal, onde vem prestando
esclarecimentos e dando encaminhamento às pessoas que procuram pelo serviço. A
unidade móvel fica no local até a tarde de hoje.
“O Procon Móvel consiste em
uma ação desenvolvida pelo Legislativo Estadual que busca interiorizar os
atendimentos do órgão em defesa dos direitos do consumidor potiguar. Por meio
desse projeto, ampliamos e democratizamos a atuação do Procon da Assembleia,
fazendo com que os nossos serviços cheguem à população de todo o Rio Grande do
Norte”, explica o coordenador do órgão, Dary Dantas. Segundo ele, o Procon foca
em solucionar os conflitos consumeristas buscando sempre o comum acordo entre
as partes, sem a necessidade de formalização de processos judiciais.
Disposta a quitar uma antiga
dívida pendente, a agente de saúde Kellia Regina procurou o atendimento do
Procon Móvel em busca de ajuda para tentar chegar a um acordo com o seu credor.
“Tomei conhecimento da presença do órgão na cidade e vim me informar sobre os
procedimentos necessários para negociar a dívida que contraí”, contou ela. Satisfeita
com as orientações recebidas, a agente enalteceu a permanência do órgão
legislativo no município. “Ações como essa da Assembleia Legislativa, que de
forma gratuita oferece importantes benefícios para a sociedade, são sempre bem
vindas e devem ser replicadas cada vez mais”, acrescentou a agente.
Com restrições em seu CPF, o
servente de pedreiro, Edílson Belo da Silva, foi outro que recorreu aos
serviços do Procon Móvel na manhã desta quinta-feira em busca de informações
sobre como solucionar a pendência em seu Cadastro de Pessoa Física.
“Consultando a situação do meu CPF, me deparei com uma restrição que não sabia
como resolver. Agora, com a ajuda dos atendentes aqui do Procon da Assembleia,
já sei que medidas devo tomar”, falou ele.
Insatisfeita com o serviço de
atendimento ao cliente de uma loja de departamento onde comprou um móvel, a
estudante Francisca Maria de Lima formalizou processo no Procon Móvel visando a
substituição do produto defeituoso que adquiriu. “Comprei um guarda-roupa que
vem apresentado problemas desde o início. De lá para cá já são três meses que
venho tentando uma solução por parte da loja, mas nada é feito. Acredito que
agora, com a orientação e intermédio de serviço especializado na proteção ao
consumidor, consiga enfim solucionar esse problema”, afirmou ela que, na
oportunidade, também apresentou queixa contra a sua operadora de cartão de
crédito. “Estou aproveitando ao máximo essa louvável ação para resolver as
minhas causas enquanto consumidora”, concluiu.
Os resultados dos atendimentos
prestados em Angicos, que teve início na manhã da última quarta-feira (22) e
seguem até o final da tarde de hoje, apontam para uma maior quantidade de
conflitos relacionados à transações financeiras com planos de saúde e
operadoras de cartão de crédito. As queixas contra empresas de telefonia móvel
também são uma constante.
Após passagem por Angicos, a
ação segue para Macau, onde irá prestar atendimentos nos dias 29 e 30 de
novembro, integrando a programação do projeto Assembleia e Você. O Procon Móvel
já esteve em bairros de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim. Ainda sem data
definida, o projeto irá contemplar em breve os bairros de Mãe Luiza, Planalto e
Redinha, na capital potiguar.
ALRN
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