A Apple conseguiu uma
importante vitória nesta semana envolvendo um dos seus principais produtos: o
iPad.
Na Europa, a Maçã vinha
brigando com a Xiaomi desde o ano passado por conta da tentativa da chinesa de
registrar o nome “Mi Pad” no Velho Continente — ela apresentou um pedido em
2014 no Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (European Union
Intellectual Property Office, ou EUIPO) para registrar a marca de forma
comercial na região. A Apple, é claro, alegou que “Mi Pad” é demasiadamente
semelhante a “iPad” e que isso poderia confundir a cabeça de possíveis
compradores.
O tribunal responsável por
analisar o caso entendeu os argumentos da Apple e ficou ao lado dela, afirmando
que “a dissimilaridade entre os sinais em questão, resultante da presença da
letra adicional ‘m’ no início de ‘Mi Pad’, não é suficiente para compensar o
alto grau de semelhança visual e fonética entre os dois sinais”.
Tanto o tribunal quanto o
EUIPO disseram que consumidores de língua inglesa provavelmente entenderiam o
prefixo “mi” como significando de “meu” e, portanto, pronunciam o “i” de Mi Pad
e iPad da mesma maneira. De fato, faz bastante sentido a explicação.
A Xiaomi ainda poderá, se
quiser, recorrer da decisão no Tribunal de Justiça da União Europeia.
MacMagazine, Via Reuters
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