SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Caractere 'proibido' pode travar definitivamente o iPhone; tome cuidado

A internet virou um campo minado para usuários de iPhone. A descoberta de um simples caractere indiano que pode travar aplicativos tornou a utilização do celular em algo que deve ser feito com muito cuidado enquanto a Apple não lança uma atualização, que já está em produção.

Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2013, houve um caso notável quando o iOS passou a travar quando usuários recebiam uma sequência de caracteres persas. A informação foi explorada pelo blog brasileiro de humor Não Salvo, que aproveitou sua enorme base de seguidores para “trollar” usuários de iPhones, que passaram a ter dificuldades de usar o celular. 

Neste novo caso, as empresas que fornecem as plataformas de comunicação estão agindo mais rapidamente do que a Apple para proteger seus usuários. É impossível publicar o tal caractere no Twitter, que percebe a intenção maliciosa, mas existem vários usuários que conseguiram colocar o símbolo em seus nomes de usuário, que causa o mesmo efeito. O Facebook também combate publicações com o ícone, mas não consegue impedir seu uso nos aplicativos criptografados como no WhatsApp e nas conversas secretas do Messenger.

O grande problema acontece quando o usuário recebe uma dessas mensagens com as notificações ligadas, o que não é nada fora da realidade. Ao fazer isso, o celular trava de uma forma bem feia, forçando o aparelho a entrar em uma tela preta de carregamento. O vídeo acima demonstra o que acontece quando uma notificação contém o caractere proibido; o que ele não mostra é que o aparelho teve que ser ligado ao iTunes no PC para ter o sistema operacional restaurado por ter sido "brickado", tornando-se incapaz de ligar novamente.
Então, enquanto não sair o iOS 11.2.6, tome cuidado e esteja preparado para atualizar seu celular o mais rápido possível. Se você tiver amigos “engraçadinhos” que podem tentar abusar dessa vulnerabilidade para te importunar, é recomendável no mínimo desativar as notificações de aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger.

Se você foi vítima de um ataque do tipo e seu iPhone não liga mais, como aconteceu com o nosso iPhone de testes, você pode ter as instruções detalhadas de como realizar a restauração do iOS no site oficial da Apple.

Olhar Digital UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente