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terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Netshoes no Brasil confirma que sofreu ataque cibernético e dados de clientes foram revelados

A Netshoes sofreu um ataque cibernético nas operações no Brasil recentemente, que resultou na divulgação de dados não bancários específicos de alguns clientes, informou a empresa em comunicado enviado ao órgão regulador dos mercados nos Estados Unidos nesta terça-feira.

De acordo com o comunicado da empresa de comércio eletrônico de artigos esportivos, a polícia brasileira está investigando o caso e os clientes atingidos estão sendo notificados sobre o incidente. A expectativa é que todos sejam informados até abril. A empresa não informou exatamente quando o vazamento de dados aconteceu. 

Após a publicação desta reportagem, a Netshoes enviou um posicionamento esclarecendo que o incidente não é novo (leia mais abaixo na íntegra).

"Confirmamos a todos os nossos clientes e partes interessadas que nenhum dado bancário (incluindo senhas e dados de cartão de crédito) de nossos clientes foi comprometido neste incidente", disse a empresa à Securities and Exchange Commission (SEC), acrescentando que após a conclusão de uma investigação interna, realizada por um especialista independente de segurança cibernética, não houve indícios de que a infraestrutura de TI da empresa tenha sido comprometida.

Segundo a empresa, os hackers tentaram extorquir a empresa após o vazamento. "Os hackers tentaram extorquir a empresa no contexto desse incidente de cibersegurança e nós voluntariamente comunicamos os fatos às autoridades do Brasil", disse a Netshoes, em comunicado.

MP já acionou a empresa
O Ministério Público do DF recomendou que o site de comércio eletrônico Netshoes tome providências após o vazamento de dados de quase 2 milhões de usuários.

Em nota, a Netshoes informou que "está em contato com o Ministério Público", e que "tem a proteção de dados como um de seus mais sólidos compromissos". A empresa diz ainda que, "desde o princípio, envolve órgãos competentes neste caso para a mais breve apuração, esclarecimento e solução do ocorrido com total transparência".

Apesar de não terem sido reveladas informações como cartão de crédito ou senhas, o incidente de segurança comprometeu dados pessoais como nome, CPF, e-mail, data de nascimento e histórico de compras.

Leia a íntegra do comunicado da Netshoes:
"Em decorrência das notícias publicadas na data de hoje (terça-feira, 27 de fevereiro de 2018) – como réplicas de nota originalmente publicada por grande agência de notícias internacional -, a Netshoes esclarece que não há nenhum fato novo relacionado ao episódio de divulgação de dados de consumidores da companhia. O comunicado enviado à SEC (Securities and Exchange Commission), que desencadeou a publicação de notícias na presente data, é meramente protocolar, em função de a Netshoes comercializar ações na Bolsa de Nova York (NYSE) desde abril de 2017.

Com origem em dezembro de 2017, o caso da divulgação de dados da empresa, inclusive, teve desfecho parcial em reunião com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) - realizada no último dia 22 de fevereiro. Na ocasião, foi acordado que a empresa fará a comunicação pessoal, por meio de contato telefônico, a todos os clientes que tiveram seus dados disponibilizados por terceiros na internet.

A Netshoes reforça ainda que, após minuciosa apuração interna - que contou com apoio de empresa especializada em segurança digital e comunicação à Polícia Federal desde o início do caso - chegou-se à conclusão, em linha com comunicados anteriores da companhia, de que não há qualquer indício de invasão à sua estrutura tecnológica.

Desde o primeiro momento em que foi noticiado o caso, todas as providências cabíveis foram tomadas. Durante todo o processo, o objetivo foi solucionar o crime virtual, não ceder a qualquer extorsão e proteger seus consumidores.

A empresa reforça que adota todas as medidas e melhores práticas de segurança da informação e que não negocia, nem nunca negociará, com criminosos."

G1

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