segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Samsung apresenta Galaxy S9 e Galaxy S9+


A Samsung anunciou hoje seus novos smartphones top de linha, o Galaxy S9 e o S9 Plus. Os dois dispositivos sucedem o S8 e o S8 Plus do ano passado, e embora sejam parecidos com seus antecessores, diferem entre si em um ponto importante: o Galaxy S9 Plus tem duas câmeras na parte traseira, enquanto o S9 tem uma só.

Fora isso, a diferença entre os aparelhos fica apenas por conta do tamanho, da bateria - o S9 Plus, como o nome indica, é o maior dos dois, e deve ter uma bateria maior para compensar a maior superfície de tela que tem que iluminar.

Os dispositivos virão com o processador Exynos 9810 da própria Samsung em todos os mercados nos quais serão lançados, com exceção dos Estados Unidos. Por lá, o processador dele será o Snapdragon 845, fabricado pela Qualcomm. O desempenho dos dois, no entanto, deve ser semelhante - e bastante rápido nos dois casos.

Em termos de RAM, o S9 virá com 4 GB de RAM, enquanto o S9 Plus vem com 6 GB. O S9 terá 64 GB armazenamento, enquanto o S9 Plus terá também opção de 256 GB. Os dois dispositivos devem ter também espaço para cartões microSD, permitindo que o armazenamento seja expandido em até 2 TB. A bateria, por sua vez, deve ter 3.000 mAh de capacidade

Design

Há uma semelhança notável entre esses novos dispositivos e seus antecessores. Todos eles possuem telas OLED curvas nas laterais e bordas frontais muito pequenas; na parte superior, elas são suficientes apenas para o alto-falante, a câmera de selfie e os sensores usados para destravar o aparelho com o rosto e a íris. Até mesmo os tamanhos das telas (5,8 polegadas para o S9 e 6,2 para o S9 Plus) foi mantido.

No entanto, o sensor de impressões digitais foi sutilmente mudado de lugar. Em vez de ficar do lado da lente da câmera traseira, ele agora fica abaixo dela. Isso deve diminuir os casos em que as pessoas sujam as lentes da câmera quando tentam destravar o celular com o indicador. O material dos quais os novos smartphones são feitos também foi alterado para ser mais resistente.

Câmeras

Tanto o S9 quanto o S9 Plus têm um sensor de 12 MP na parte traseira associada a uma lente com abertura variável entre f/1.5 e f/2.4. Isso significa que a lente da câmera é capaz de se abrir (permitindo a entrada de mais luz e gerando fotos melhores em condições escuras) ou fechar (deixando passar menos luz para melhorar seu desempenho em locais muito claros) conforme a situação.

Mas o Galaxy S9 Plus tem também uma segunda câmera, também de 12 MP, associada a uma lente teleobjetiva. Essa segunda lente permite que o aparelho tire fotos com zoom óptico, o que permite ao usuário fotografar objetos que estão mais distantes. Ela também permite usar o "modo retrato" da Samsung, que gera fotos com o fundo borrado.

A configuração é semelhante à do Galaxy Note 8, que também tinha duas câmeras traseiras. E assim como no Galaxy Note 8, as duas câmeras traseiras do S9 Plus têm estabilização óptica, o que evita que fotos fiquem borradas e vídeos saiam tremidos. A câmera frontal do S9 e do S9 Plus, por sua vez, tem um sensor de 8 MP e abertura f/1.7, e o aparelho vem com uma série de filtros divertidos para selfies.

Recursos

Novamente, a assistente virtual da Samsung, chamada Bixby, tem um botão no aparelho dedicado apenas para si. E, ao que parece, o botão não será reprogramável para outros recursos, assim como acontecia nos aparelhos do ano passado. O software dos dispositivos é a versão mais recente da Samsung Experience, a modificação do Android feita pela Samsung com base no Android 8.0.

Um recurso que deve interessar bastante os usuários, no entanto, é a manutenção da saída de fone de ouvido - que infelimente vem sendo removida nos tops de linha dos últimos anos. Os dispositivos virão também com um par de fones de ouvido da AKG, o que parece reforçar a importância que a Samsung dá a esse recurso.

Lançamento

Os dois modelos começarão a ser comercializados no dia 16 de março nos Estados Unidos e outros mercados a partir de US$ 720 no Galaxy S9 e US$ 840 no Galaxy S9+. Ainda não há previsão de preço ou data de lançamento no Brasil.


Olhar Digital UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente