quinta-feira, 15 de março de 2018

Fecomércio sedia audiência de revisão tarifária da Cosern

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN sediou, na tarde desta quarta-feira, 14, a audiência pública de revisão tarifária da Cosern, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O vice-presidente da Fecomércio, Itamar Manso, compõe o Conselho de Consumidores da Cosern, representando os empresários do comércio, e participou da audiência.

Audiências públicas semelhantes foram realizadas em todo o país, em locais cujas distribuidoras estão em processo de revisão tarifária, um item já previsto nos contratos de concessão. Durante as audiências, são detalhados os investimentos feitos pelas empresas fornecedoras de energia, além dos seus custos de operação. A audiência é aberta à população, que pode dar opiniões, sugestões e fazer reclamações acerca da qualidade do serviço prestado. 

É importante frisar que a revisão tarifária é feita a cada cinco anos. Já os reajustes são anuais, concedidos com base em índices econômicos, como por exemplo, para reposição da inflação.

A Cosern atende 1,4 milhão de consumidores no estado do Rio Grande do Norte, e entre 2012 e 2017 investiu cerca de R$ 1,2 bilhão no seu sistema elétrico. A previsão – feita pela própria Aneel – é que a revisão eleve as tarifas de energia dos potiguares em 14,28%, para os consumidores residenciais, em 14,35% para os clientes comerciais de baixa tensão; e 16,18% para clientes comerciais de alta tensão.

A Aneel fixou prazo até o dia 17 de março para que a população ainda possa opinar sobre o assunto (através do site da entidade). Uma vez aprovadas, as novas tarifas devem entrar em vigor no dia 22 de abril.

Fecomércio RN