SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 24 de abril de 2018

Fecomércio recebe técnica alemã que irá ajudar a melhorar sistema de informações turísticas do RN


O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu na tarde desta segunda, 23, na sede da entidade, a vice-diretora de Marketing da Agência de Fomento de Turismo do estado alemão da Renânia-Palatinado, Anja Wendling. A visita faz parte da parceria entre o Sistema Fecomércio e a Renânia que vem sendo desenvolvida desde 2009.

Anja Wendling veio tratar especificamente do Sistema de Informações Turísticas, detalhando o modelo aplicado naquela região da Alemanha e que é tido como um dos mais eficientes e eficazes do mundo. O modelo foi apresentado pela primeira vez ao grupo de empresários do turismo potiguar que, sob a liderança do presidente Marcelo Queiroz, esteve em junho do ano passado na Renânia. 

Naquela oportunidade, o grupo visitou a região do Rio Mosel (que inclui o trecho entre as cidades de Trier e Koblenz e reúne ao todo 132 municípios nos quais a atividade turística é plenamente integrada). Juntos, eles recebem por ano cerca de 2,5 milhões de turistas, que movimentam o equivalente a R$ 4,9 bilhões (1,3 bilhão de euros). O Rio Grande do Norte recebe número semelhante de turistas e fatura, com eles, cerca de R$ 1,7 bilhão, pouco mais de um terço do que a região alemã consegue.

“Notamos, quando estivemos lá em 2017, que um dos segredos deles está no tratamento dado ao banco de dados dos turistas. Eles lá conseguem traçar perfis muito detalhados dos seus visitantes, sejam efetivos ou potenciais, e isso facilita sobremaneira o trabalho de captá-los e fidelizá-los. Foi por isso que buscamos viabilizar este intercâmbio específico que agora trouxe aqui a senhora Wendling que irá nos ajudar a começar a mudar nosso sistema de informações turísticas. Neste novo modelo que pretendemos levar adiante, o nosso Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) terá papel fundamental”, explica Queiroz.

Participaram, ainda, do encontro com a representante da Renânia o diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgilio, o coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do Senac RN, Marcelo Milito, e o diretor Executivo da Fecomércio, Jaime Mariz, além de técnicos do Sistema Fecomércio RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente