terça-feira, 17 de abril de 2018

Mineiro Lula critica falta de manutenção nos reservatórios do RN

O deputado Mineiro Lula (PT) criticou nesta terça-feira (17), na sessão da Assembleia Legislativa, a falta de integração dos governos federal, estadual e municipais na questão da gestão das águas. Ele se referia à situação dos reservatórios, que sem manutenção há anos, estão recebendo as águas das chuvas.

“Os governos não se preocuparam em preparar os reservatórios para receber água”, disse Mineiro, citando a barragem de Pau dos Ferros como exemplo, e chamando atenção para o DNOCS, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e as Prefeituras se unirem. “É preciso se preparar, inclusive, para receber as águas do São Francisco”, reforçou Mineiro, que foi aparteado por vários parlamentares. 

“Não existe água federal, estadual e municipal”, afirmou o deputado Ricardo Motta (PSB), sugerindo a realização de mutirões nos municípios para fazer a limpeza dos reservatórios. Ele lembrou que as folhas, ramagens e troncos que ficam dentro dos açudes terminam apodrecendo e sujando a água. O deputado Kelps Lima (Solidariedade) exibiu um vídeo gravado por ele há mais de um ano mostrando a barragem das Traíras, em Jardim do Seridó, ainda seca, onde ele pedia que fosse feita manutenção antes da chegada do inverno.

Em seu aparte o deputado Kelps Lima criticou o Governo do Estado que, em vez de cuidar da manutenção durante a seca, acaba de assinar um contrato emergencial no valor de R$ 7 milhões para recuperação de duas barragens. “Para fazer o serviço com água fica mais caro; o desperdício de recursos públicos é criminoso”, reclamou o deputado, que ouviu do deputado Mineiro a sugestão para a Assembleia convidar os representantes do DNOCS e SEMARH para que o contrato emergencial seja explicado detalhadamente.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) minimizou o problema levantado pelos colegas e disse que maior do que tudo isso é a satisfação pela chegada do inverno. “É pouco representativa essa coisa de limpar as barragens. Estamos aqui para comemorar o inverno”, disse Getúlio, ressaltando que tem gente que só se preocupa em criticar. O deputado destacou a festa da população pela sangria da barragem do município de Riacho da Cruz.

O deputado Mineiro Lula retomou a palavra para insistir que as críticas feitas são pela falta de manutenção nas paredes dos açudes. “Adoro um sertão verde, mas aí não vou falar sobre isso?”, questionou Mineiro, que ainda foi aparteado pelo deputado George Soares (PR). “Vários deputados já alertaram e cobraram”, recordou George, ressaltando ainda o atraso nas obras da barragem Oiticica e o rompimento de açudes por falta de manutenção.  O deputado Raimundo Fernandes (PSDB) ainda levou ao debate no plenário, os índices de câncer registrados no interior do Rio Grande do Norte, alertando que o problema pode ter como uma das causas, o uso de inseticida nas lavouras, levadas pelas chuvas para dentro dos reservatórios durante o inverno.