As campanhas educativas e
institucionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foram
apresentadas pela Diretora de Comunicação da Casa, Marília Rocha, nesta
quarta-feira (9), durante a Conferência Nacional dos Legisladores e
Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela União Nacional dos
Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Em destaque, a campanha lançada
recentemente chamando a atenção para o cuidado com os idosos que tem como
slogan “A Vida Começa Frágil e Termina Também".
Com temática educativa voltada
às crianças, a Assembleia Legislativa lança neste mês de maio uma campanha de
alerta contra o abuso infantil. Em 2017, foi lançada a campanha de incentivo à
doação de órgãos que, de acordo com as instituições competentes, resultou no
aumento do número de doações e na maior adesão da população do Rio Grande do
Norte.
“As campanhas educativas da
Assembleia têm a expectativa de sensibilizar a sociedade potiguar, como nas
outras edições das campanhas da adoção em 2015, da campanha de saúde e combate
ao zika vírus e microcefalia e da doação de órgãos em 2017, mudando a realidade
de muitos norte-rio-grandenses com peças publicitárias em todas as áreas de
comunicação”, disse Marília Rocha.
Campanhas de adoção de
crianças, doações de viaturas e ambulâncias fortalecendo a segurança e saúde do
RN, assim como de conhecimento sobre o Poder Legislativo, também foram desenvolvidas
pela Assembleia.
O convite à Diretoria de
Comunicação foi motivado pelos resultados das campanhas e pelo destaque das
redes sociais da Casa, que apresenta o maior número de seguidores no Instagram,
entre todas as Assembleias do Brasil. A crescente audiência nas redes sociais
da Assembleia Legislativa do RN - que é considerada pela Unale um exemplo de
interatividade com os cidadãos - ainda foi destaque em um dos painéis da 22ª
Conferência da Unale.
Em três anos, o Legislativo
potiguar passou de pouco mais de dois mil seguidores para mais de 24 mil,
registrando 1.052% de aumento no Instagram. "Compartilhamos a experiência
e os bons resultados com os colegas jornalistas das Assembleias de todo o país
e apresentamos o nosso trabalho no mundo digital: adaptamos as ações
parlamentares à linguagem das redes sociais para que o Legislativo Potiguar
esteja sempre perto do internauta", detalha Marília Rocha.
A integração com o Jornalismo,
a linguagem própria das redes sociais e utilização de vetores e ilustrações são
largamente utilizados na cobertura diária das atividades parlamentares, seja
por meio das sessões plenárias, comissões, audiências públicas ou solenidades.
Os novos recursos, à medida que são lançados, também são incorporados e
utilizados nas redes sociais seja para divulgar informes, campanhas educativas,
postagens de cidadania, utilidade pública ou datas comemorativas, que costumam
ser replicados pelos seguidores. Outra ação da equipe de Comunicação é um
trabalho integrado das plataformas como o site (www.al.rn.gov.br).
O aumento da divulgação da
comunicação da Assembleia com a programação da TV Assembleia para a imprensa,
os servidores, os próprios parlamentares e a população em geral também foi
destaque na palestra. A didática da apresentação foi elogiada pelos
participantes e pelos coordenadores do evento.
ALRN
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