SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Senac firma acordo com Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa


Foi assinado na última quinta-feira, 5 de julho, na Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica entre a CNC, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O acordo firmado tem como objetivo oferecer cursos de formação inicial e continuada (FIC) e de extensão, ofertadas na modalidade à distância (EAD), do Senac, com descontos especiais às entidades vinculadas ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e a seus associados.

Os focos são a ampliação do acesso à capacitação qualificada aos empreendedores, empresários e colaboradores; a promoção do compartilhamento de informações por meio de redes de relacionamento; e o estímulo da construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento local e à competitividade das micro e pequenas empresas.

O acordo foi assinado pelo presidente do Conselho Nacional do Senac, Antonio Oliveira Santos, e pelo secretário especial da Sempe, José Ricardo de Freitas Martins da Veiga. Representando a CNC, estiveram presentes na cerimônia Antonio Everton Chaves, economista da CNC; e Daniela Papelbaum, gerente de Desenvolvimento Educacional da Diretoria de Educação Profissional do Senac Nacional.

José Ricardo destacou que a assinatura decorre de uma ação proposta pela CNC e pelo Senac ao Fórum Permanente. “Hoje, temos a validação desse trabalho do Comitê de Capacitação, liderado por Flávio Martins Pimentel e Mauro Leônidas”, disse o secretário, referindo-se ao coordenador de Capacitação, Tecnologia e Inovação do Departamento de Apoio a Micro e Pequena Empresa e ao representante da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), respectivamente. “Esse trabalho tem sido realizado com dedicação da nossa parte. Temos certeza de que será útil para nossas entidades, mas principalmente para as micro e pequenas empresas.”

Daniela Papelbaum explicou que a concretização do acordo tem sido trabalhada há mais de um ano. “É com alegria que podemos colocar a nossa linha de educação à distância à disposição de todos os empregados e empreendedores das micro e pequenas empresas, concedendo desconto de 20% da nossa programação”, afirmou a gerente, explicando que, como os cursos são inteiramente à distância, todos os funcionários das empresas signatárias do Fórum poderão fazer jus a esse desconto. “Assim, acreditamos que estaremos fomentando o segmento e o trabalho de ampliar o sucesso dessas empresas.”

Por fim, Daniela exaltou seu desejo de que “essa seja a primeira de uma série de ações que possamos levar para um público maior, com valores cada vez mais acessíveis, dentro das promoções de cursos do Senac”.

Antonio Everton, por sua vez, afirmou que a nova dinâmica pode render bons frutos para as micro e pequenas empresas. “Sabemos de todo o esforço para organizar a secretaria no MDIC, e todas as entidades que participam do fórum ensejam que, a partir desse acordo, o avanço desejado venha a acontecer”, disse o economista. “Para isso, a CNC apresentou à Receita Federal uma proposta de fornecer informações e estatísticas que nos permitam enxergar melhor esse público que estamos representando.”.

As responsabilidades e competências

No que diz respeito às responsabilidades das partes, destacam-se como competências da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa (Sempe) do MDIC: fornecer a relação de entidades veiculadas ao Fórum e empresas de pequeno porte passiveis de recebimento dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e divulgar os cursos disponibilizados por meios de comunicação utilizados pelo MDIC.

Ao Senac compete a disponibilização dos cursos e a posterior entrega de certificados eletrônicos de conclusão aos empreendedores de demais contemplados.

Além disso, a coordenação das ações de articulação e do acordo será exercida pela Secretaria do MDIC. O prazo de vigência do acordo foi definido em 48 meses a partir da data de sua assinatura.

Senac

Desde 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é o principal agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do País. Atualmente, está presente em mais de 2.200 municípios, de Norte a Sul do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta composta por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis.

Seu portfólio contempla cursos presenciais e à distância em diversas áreas do conhecimento, que vão da Formação Inicial e Continuada à Pós-graduação e permitem ao aluno planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada.

Sempe

A atuação da Sempe e de seus departamentos é direcionada à melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas (MPEs), microempreendedores individuais (MEIs) e artesãos. É o órgão do Governo Federal responsável pela elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa no Brasil.

A Secretaria tem a premissa de implementar medidas em parceria com Ministérios, Sistema S, instituições financeiras, entidades representativas das micro e pequenas empresas e demais atores públicos e privados que estimulem o desenvolvimento dos pequenos empreendimentos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente