O Dia dos Pais está chegando e
o Procon Legislativo oferece dicas para a compra de presentes, esclarecendo
dúvidas a fim de evitar problemas no futuro para o consumidor. Dados da CDL
Natal apontam que o potiguar vai gastar aproximadamente R$ 105 para presentear
os pais.
Antes da compra é importante
fazer uma pesquisa de preços. Observar e pesquisar em diversos locais é
interessante, pois o consumidor tem várias opções, não somente de produtos, mas
principalmente de valores. “A internet pode ajudar na hora de verificar a média
de preço dos produtos. Mesmo que a compra não seja feita na internet, o
consumidor já vai para o comércio com uma média do valor do presente que vai
comprar”, sugere o chefe do apoio administrativo do Procon Legislativo, Dary
Dantas.
O consumidor também deve
sempre exigir a nota fiscal no caso de eletrônicos e eletrodomésticos. “Para
peças de vestuário e calçados, indicamos o selo de troca”, completa.
Outra recomendação é, se
possível, pagar à vista, afinal muitos estabelecimentos oferecem ótimos
descontos. Caso o consumidor opte por uma compra a prazo, deve ficar atento aos
valores das parcelas e no preço final do produto, verificando a taxa de juros
que será cobrada com o parcelamento. O consumidor deve ler atentamente o
contrato da compra, onde deve constar o valor do produto à vista, taxa de
juros, o número e o valor das parcelas a serem pagas, e multas caso ocorra o
atraso do pagamento.
O consumidor tem o prazo de 30
dias para fazer a reclamação sobre produtos não duráveis. Já para produtos
duráveis o prazo é de 90 dias.
Presença
Os canais de atendimento que
foram incorporados pela Procon Legislativo nos últimos meses ampliaram os
atendimentos do primeiro semestre de 2018 em 18%. Os números gerais, de 3.105
atendimentos, ante a 2.612 no mesmo período do ano passado, foram impulsionados
pelos 533 atendimentos da unidade móvel, que este semestre esteve em
Parnamirim, e pelos 789 do WhatsApp.
Por outro lado, o que também
depõe em favor do Procon, é a taxa de conversão em processos: dos 3.105
atendimentos, 232 pessoas decidiram seguir em frente e abrir procedimento
contra as demandadas, o que significa apenas 7%. Desse total, houve conciliação
em 107 casos.
Os tradicionais canais de
atendimento do Procon também contribuíram para o crescimento deste semestre.
Foram 773 atendimentos presenciais e 544 por linha telefônica. Segundo pesquisa
de satisfação, 91% dos consumidores deram nota 10 ao atendimento do Procon.
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