quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Quando você faz isto, suas mensagens não estão protegidas pelo WhatsApp


Foto: (Lucas Agrela/Site EXAME)
As suas mensagens do WhatsApp no smartphone Android podem não estar tão seguras quanto você pensa. Apesar de a empresa ser enfática ao dizer que as mensagens trocadas por meio do aplicativo contam com criptografia, uma codificação complexa que impede a interpretação de dados em caso de vazamento, as cópias de segurança do histórico que ficam guardadas no Google Drive não têm essa proteção–mesmo que o Google conte com a sua própria criptografia.

A informação consta na página de ajuda do site oficial do WhatsApp. O trecho aparece com destaque: “Importante: Mídias e mensagens que você colocou no backup não estão protegidas pela criptografia do WhatsApp enquanto estiverem no Google Drive”. 

O recurso de guardar os dados do WhatsApp no Google Drive é opcional e só está disponível em smartphones com sistema Android. Os iPhones não contam com essa função.

Na semana passada, o aplicativo de mensagens anunciou que o espaço ocupado pelos dados de histórico não ocupariam mais espaço no Drive, independentemente do seu tamanho. Nesta terça-feira, o Google mudou seus planos do Drive e unificou suas opções de armazenamento na nuvem sob o nome de Google One, com opção de 100 GB a 30 TB.

Os backups do WhatsApp podem ser encontrados na sua pasta no Drive na aba “Backups”. Na interface para computador, ela fica no canto inferior esquerdo. Lá, você pode apagar o seu histórico, caso deseje parar de fazer cópias de segurança na nuvem do Google.

Contatamos o Google para comentar o caso, mas ainda não recebemos resposta.

A EXAME, o WhatsApp informou o seguinte: “Quando os backups vão para o Google Drive, eles são totalmente hospedados pelo Google e por isso “saem” da criptografia do WhatsApp”.

Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente