terça-feira, 28 de agosto de 2018

Sesc Saúde Mulher participa do Outubro Rosa em Natal


-->
Quando o assunto é câncer de mama, a detecção precoce é arma contra a doença. É isso que prega o Outubro Rosa, campanha realizada mundialmente e à qual o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, adere mais uma vez. Uma das atividades este ano será a oferta gratuita de mamografias, além de preventivos e orientações, na unidade móvel Sesc Saúde Mulher em Natal. Os agendamentos podem ser feitos a partir de 3 de setembro, das 10h às 17h, no Partage Norte Shopping, onde ficará estacionada.

Para agendar, basta ir ao shopping com a documentação original e cópias (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência) de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 17h. As marcações serão feitas enquanto houver vaga, e os atendimentos já começam no dia da instalação, 2 de outubro, quando será lançada oficialmente de toda a campanha do Sesc no Outubro Rosa 2018. A previsão é de que sejam realizadas 672 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos e 672 preventivos (também conhecidos como Papanicolau) em mulheres entre 25 e 64 anos, além de 1.050 ações educativas sobre saúde feminina. 

Enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice compõem a equipe que assistirá às mulheres. Será a 33ª vez que a unidade móvel estaciona em um município potiguar desde que começou a atuar de forma pioneira no país, em 2012. Atualmente, ela se encontra em Santa Cruz, onde permanecerá até 28 de setembro.

Sesc no Outubro Rosa

A programação do Sesc no Outubro Rosa 2018 acontece de 1º a 31 de outubro em Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, São Paulo do Potengi e Nova Cruz. Com o slogan “Mude o cabelo e mude uma vida”, a campanha foca na arrecadação de cabelos para elaboração de perucas destinas a mulheres em tratamento quimioterápico. Os cortes gratuitos serão feitos em parceria com o Senac RN em Natal e Mossoró.

Destaques da programação serão também os desfiles “Um toque pela autoestima”, com mulheres que superaram ou estão enfrentando o câncer de mama. Os desfiles acontecerão em Natal (06/10), em Mossoró (14/10) e em Caicó (19/10). O objetivo é valorizar a beleza e estimular a autoestima das mulheres que passaram pelo tratamento.

As ações do mês também contemplam oficinas, bem como caminhadas de prevenção ao câncer de mama em São Paulo do Potengi (10/10), Macaíba (10/10) e Nova Cruz (15/10).

A programação completa estará disponível em breve no site www.sescrn.com.br.

Outubro Rosa

Simbolizado pelo laço rosa, o Outubro Rosa é um movimento popular realizado mundialmente, criado nos Estados Unidos em 1997, para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e teatros com essa cor também faz parte do movimento. O Sesc RN apoia a campanha desde 2009, com campanhas educativas e ações de conscientização sobre o tema.

Fecomércio RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente