SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Golpe no WhatsApp se espalha prometendo acesso a pesquisa eleitoral



Todo grande evento vira isca para golpe no WhatsApp, e não há evento maior acontecendo no Brasil atualmente do que, obviamente, as eleições. Com tanta discussão sobre a legitimidade das pesquisas eleitorais, não é surpresa que uma nova ameaça tenha se espalhado pelo aplicativo com a promessa de permitir que as pessoas dessem sua opinião sobre a disputa.

Como relatado pela Folha de S. Paulo, circulam pelo aplicativo links que prometem dar aos usuários a chance de participar de uma pesquisa de opinião eleitoral, tanto do Ibope quanto do Instituto Datafolha. Em ambos os casos, claro, o link é falso, e apenas utilizam esse tema polêmico para se difundir entre os usuários. 

O golpe é simples, bastante similar a tantos outros que circulam pelo WhatsApp há um bom tempo. A vítima recebe uma mensagem de um conhecido ou de um grupo do qual ela faz parte com um link para responder à pesquisa de intenção de voto. Nesta página, há um formulário com cidade, estado e candidato em que pretende votar.

Depois de confirmar sua opinião, o usuário é orientado a compartilhar o link com seus contatos e grupos, que é a forma usada para disseminação da página. Só assim a pessoa pode supostamente ver os resultados da pesquisa.

Em contato com a Folha de S. Paulo, a empresa de segurança Kaspersky afirmou que, ao contrário de muitos ataques do tipo, os usuários afetados não são orientados a instalar nenhum aplicativo malicioso no celular, o que reduz o impacto do golpe, mas ainda assim não é um processo livre de riscos.

Tanto Ibope quanto Datafolha se manifestaram afirmando serem falsos quaisquer tipos de convite para participar de pesquisas de opinião pela internet.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente