sábado, 1 de setembro de 2018

Ministro do STJ compartilha experiências com alunos da escola da Assembleia


Os alunos do curso de pós-graduação em Direito Constitucional da Escola da Assembleia tiveram uma aula especial nesta sexta-feira (31). O magistrado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Alberto Gurgel de Faria esteve em Natal para ministrar a disciplina "Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na Ordem Jurídica Brasileira". No encontro com os alunos, que ocorreu na sede da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, o ministro enalteceu a iniciativa da Escola da Assembleia em promover o intercâmbio com a Escola da Magistratura Federal, da qual Gurgel de Faria faz parte.

"Com certeza, é uma excelente oportunidade para a troca de experiências e colaboração para a discussão acerca do Judiciário", disse o ministro. 

Fazendo parte do STJ desde 2014, depois de ocupar atuar por 14 anos como desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o ministro disse que o Judiciário, atualmente, passa por momentos de grande visibilidade e, com isso, também de muitos questionamentos quanto à atuação. Na disciplina, que trata sobre as prerrogativas e deveres dos Poderes, Gurgel de Faria trouxe casos específicos analisados no STJ, inclusive dois dos quais ele foi o relator. A intenção foi usar os exemplos para colaborar com o aprendizado dos alunos.

"É fundamental que exponhamos a parte teórica, mas também aliada à prática, que colabora decisivamente para o entendimento sobre as leis. Por isso eu trouxe alguns casos específicos, inclusive dois que tive a satisfação de participar e poder discutir junto aos alunos", disse o ministro.

Também presente à Justiça Federal, a diretora de núcleo do Setor Pedagógico da Escola da Assembleia, Niedja Lúcia, acompanhou o ministro à aula e enalteceu a importância da participação de Gurgel de Faria na disciplina. Para ela, a troca de experiências do magistrado com os alunos será positiva para que os pós-graduandos tenham uma noção real sobre o cotidiano de dentro Judiciário, com o compartilhamento da teoria e prática.

"A Escola da Assembleia preza pelo conhecimento e sempre focamos em trazer para o encontro dos nossos alunos pessoas que tenham conhecimento para partilhar, e é exatamente o caso do ministro Gurgel de Faria, que trouxe não só um vasto conhecimento teórico, mas também prático", disse Niedja Lúcia.

Currículo

Luiz Alberto Gurgel de Faria formou-se bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1991. Concluiu mestrado (1999) e doutorado (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 1997.

Foi técnico judiciário (1990-1993) e juiz do trabalho (1993) no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Tornou-se juiz federal em 1993, sendo promovido pelo critério de merecimento para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região em 2000.

Em 2014, foi nomeado ministro do STJ, em vaga destinada a membro de Tribunal Regional Federal.


ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente