quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Apuração de votos no RN terminará até às 20h do dia 28, diz TRE


-->

Do Portal no Ar:

Quem irá governar o Rio Grande do Norte a partir de 2019 será conhecido até às 20 horas do próximo dia 28, domingo do segundo turno das Eleições. A informação foi repassada pelo desembargador Glauber Rêgo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, o TRE-RN, em entrevista à TV NO AR.

“No primeiro turno, nós fomos o primeiro estado do Nordeste a totalizar a apuração dos votos. Isso às 22h56. Agora, acreditamos que a votação será totalizada até às 20 horas. Matematicamente, a nova gestão deverá ser conhecida até antes ”, declarou. 

Na entrevista, o desembargador também contou que o efetivo das Forças Armadas será reduzido em relação ao primeiro turno.

“Fizemos o questionamento aos juízes eleitorais que tiveram as tropas federais no primeiro tuno para saber se demandariam no segundo, e aí tivemos essa redução em 25 municípios. No primeiro turno, 97 cidades contaram com o reforço. Agora serão 72”, disse.

O desembargador do TRE-RN lembrou que poucos casos de notícias falsas, as chamadas ‘Fake News’, surgiram no estado. Entretanto, vários casos foram registrados em todo o Brasil. Alguns deles desmascarados pela Justiça Eleitoral, que dispõe de uma ferramenta para esclarecer os eleitores.

“Acessa www.tse.jus.br e tem, na primeira página, uma ferramenta chamada ‘Esclarecimento’, que diz se é ‘fake’ ou não. No site do TRE também temos essa ferramenta”, destacou.

Veja a entrevista: