quarta-feira, 24 de outubro de 2018

CENÁRIO COMEÇA A MUDAR! – IBOPE APRESENTA NÚMEROS QUE INDICAM CRESCIMENTO DE HADDAD E QUEDA DE BOLSONARO


A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 23, traz duas más notícias ao candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, além da redução de sua vantagem sobre Fernando Haddad (PT) de 18 para 14 pontos porcentuais. O instituto de pesquisas aponta um aumento na rejeição a Bolsonaro, isto é, no número de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum, e diminuição no porcentual de eleitores que com certeza votariam no capitão reformado do Exército.

Segundo o instituto de pesquisas, descartaram votar no pesselista 40% do eleitorado, número que era de 35% no levantamento anterior, divulgado em 15 de outubro. Quanto à certeza de voto, o porcentual passou de 41% para 37%. A margem de erro da pesquisa Ibope é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Decisão e rejeição
A porcentagem daqueles que tem certeza do seu voto em Bolsonaro caiu de 41% para 37% desde a pesquisa do dia 15, enquanto ficou estável em 11% a taxa daqueles que poderiam votar nele.

A porcentagem daqueles que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum subiu de 35% para 40%, fora da margem de erro.

Em relação a Haddad, a porcentagem daqueles que com certeza votam nele subiu de 28% para 31% em relação a última pesquisa.
A porcentagem dos que poderiam votar em Haddad foi de 11% para 12% no mesmo período, enquanto a taxa de quem não votaria nele de jeito nenhum caiu de 47% para 41%.

A pesquisa foi encomendada pelo Estadão e pela TV Globo e ouviu 3.010 eleitores entre os dias 21 e 23 de outubro.