segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Política Nacional de Alfabetização é garantida na Rede Municipal de Ensino de Angicos RN.

Com a finalidade de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental a Prefeitura Municipal de Angicos que têm a frente o gestor Deusdete Gomes de Barros através da Secretaria Municipal de Educação implementou na rede municipal de ensino o 1º ciclo de funcionamento do Programa Mais Alfabetização.

Fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo o Programa Mais Alfabetização é regulamentado no âmbito da Portaria MEC nº 826, de 7 de julho de 2017 e integra a Política Nacional de Alfabetização.

Efetivado em 2018, o Programa Mais Alfabetização no nosso município conta com três assistentes de alfabetização que trabalha junto com os professores em sala de aula das Escolas Municipais Professora Maria Odila e Espedito Alves executando uma estratégia de fortalecimento e apoio as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

O programa funciona em ciclo bianual e traz um aporte financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE], para ressarcimento de assistentes de alfabetização e para aquisição de material pedagógico básico, além de apoio técnico por meio de uma plataforma.

Neste primeiro ciclo de funcionamento fora concluída no início da segunda quinzena de Novembro a aplicação das avaliações de saída do Programa das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Angicos.

Para a Dirigente Municipal de Educação professora Maria Tereza de Melo Baracho: “O programa Mais Alfabetização é extremamente importante, pois alia as contribuições do trabalho dos assistentes de alfabetização ao um sistema de monitoramento e orientação pedagógica mais consolidada, que acompanha e avalia a alfabetização (leitura, escrita e matemática) das crianças e também permite a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/série, através desta intensificação de ações que contribui diretamente com a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”.
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