PROCON Legislativo esteve em Angicos em Novembro de 2017. Foto: Erick Souza/Blog do Carlos Costa |
“A eficiência do Procon
Legislativo na resolução do problema me surpreendeu”. Essa é a avaliação feita
por Daniel Fernandes dos Santos, 32 anos, para o atendimento recebido por ele
ao procurar os serviços do Procon da Assembleia Legislativa do Rio Grande do
Norte. Residente, no município de Parnamirim, na Grande Natal, o engenheiro de
produção acionou o órgão de defesa ao consumidor do Legislativo Potiguar após
sentir-se lesado pela assistência técnica de um aparelho eletrodoméstico.
“Comprei uma televisão que
apresentou defeito ainda dentro do prazo de garantia. Enviei à assistência
técnica da marca, que levou mais de trinta dias para me devolver o aparelho.
Pouco tempo depois a tv voltou a apresentar o problema e a situação na
assistência se repetiu. Com isso, resolvi reclamar por meus direitos enquanto
consumidor e recorri ao Procon Legislativo, onde, por intermédio do órgão,
prontamente resolvi o conflito”, explica Daniel.
Por meio de audiência de
conciliação agendada e mediada pelo Procon da Assembleia, o engenheiro chegou a
um acordo com a parte reclamada e foi devidamente ressarcido do prejuízo.
Satisfeito com o encaminhamento do caso e com o êxito obtido, Daniel não esconde
a sua surpresa com a presteza do órgão na condução do caso. “Além do excelente
atendimento e encaminhamento dado para o desenrolar da situação, a equipe do
Procon ainda me contatou posteriormente para verificar se a outra parte havia
mesmo cumprido com o que fora acordado”, ressaltou ele.
REFERÊNCIA
Experiências exitosas como
essa têm sido a máxima do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor da
Assembleia Legislativa. Em atuação desde 2009, o Procon Legislativo busca
assegurar os direitos e garantias do consumidor potiguar. Com uma demanda cada
vez maior, o órgão amplia ano a ano os atendimentos gratuitos à população,
fazendo da instituição referência em qualidade na prestação de serviços.
As estatísticas da instituição
atestam a consolidação do serviço, apontando para um incremento de cerca de 40%
no total de atendimentos nos últimos dois anos. A média anual, que em 2016 era
de aproximadamente 5 mil atendimentos, saltou para cerca de 7 mil em 2017. Além
da maturidade alcançada pelo órgão em quase uma década de atuação, esse
crescimento é reflexo também das inovações e melhorias implementadas nos
últimos anos.
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