quarta-feira, 6 de março de 2019

Asteroide gigantesco passará pela Terra nesta sexta-feira, mas não se preocupe


A NASA está constantemente atenta às movimentações de asteroides perto da Terra e, sempre que algo suspeito se aproxima, a agência espacial logo torna o fato de conhecimento público. Dessa vez, um asteroide descoberto recentemente foi notificado e deve passar muito próximo do nosso planeta na próxima sexta-feira, 8 de março. Apesar de não apresentar grande ameaça, seu tamanho, estimado entre 91 e 200 metros, chocou e o fez ser notado.

Conhecido como 2019 DN, o asteroide irá permanecer a 13 distâncias lunares da Terra, o que equivale a cerca de 4 milhões de quilômetros, tranquilizando a todos e deixando claro que tem pouca chance de causar danos ao nosso planeta. Em relação a outras situações semelhantes a essa, se um pedaço de detrito desse tamanho se chocasse com uma área povoada, muitas pessoas iriam se machucar.

Na Rússia, em 2013, um grande meteoro de 20 metro de largura, cruzou os céus e, após se tornar uma bola de fogo, explodiu na atmosfera com uma força de 400 quilotoneladas de TNT, danificando prédios e ferindo 1.500 pessoas. Se o 2019 DN fizesse uma aparição como essa, provavelmente, não iria acabar com a humanidade, mas seria uma questão complicada.

Com um intuito de prever acontecimentos dessa natureza, a NASA tem uma lista que é constantemente atualizada e que acompanha cada movimentação de cada rocha.

Olhar Digital com BGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente