SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 15 de março de 2019

Fevereiro tem chuvas 31% maiores que o esperado no RN; previsão é de continuidade

Em fevereiro, o Rio Grande do Norte registrou percentual de chuvas 31,8% acima do esperado para o mês, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Além de março também ter começado com uma sequência de chuvas, expectativa dos meteorologistas é a continuidade do bom período nos próximos dias.

No mês passado, o acumulado de chuvas chegou a 118,5 milímetros, quando o esperado era de 92,9 mm. A maior diferença foi sentida na região Agreste, que registrou 116,4 mm, quando o normal para o período são 69,6 mm - aumento de 67,2%.

De acordo com a Emparn, as chuvas ocorridas em fevereiro foram provocadas pela atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical.

"Observou-se uma melhor distribuição espacial e temporal das chuvas em relação ao mês anterior, quando observou-se falta de chuva nas regiões Leste e Agreste. Os maiores índices pluviométricos médios foram observados na Região do Agreste, seguido pelo Litoral Leste e somente um pequeno desvio percentual negativo médio foi observado na Mesorregião Oeste, mas muito próximo da normalidade", considerou a empresa.

Previsão
Ainda de acordo com a Emparn, as atuais condições oceânicas e atmosféricas mostram a presença do fenômeno El Niño fraco a moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Esse comportamento, de acordo com a empresa, é favorável à ocorrência de chuvas na região Nordeste para o período de fevereiro a maio de 2019.

"Para o restante de março, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar a ocorrendo com uma melhor distribuição espacial, pois a Zona de Convergência Intertropical deverá atua com mais frequência e eficiência".

Para os próximos dias, a previsão é de boa concentração de chuvas sobre o Nordeste Brasileiro, atingindo o Estado do Rio Grande do Norte, devido a presença do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, sobre a região Nordeste do Brasil e com previsão de que ocorram chuvas acumuladas acima de 200mm para os próximos quinze dias.

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente