Com uma aprovação que vem
crescendo a cada ano, e que em 2019 atingiu a nota de média de 8,81 (contra
8,65 em 2018), a programação do Carnaval de Natal, atraiu um público de quase
600 mil pessoas, 4,16% a mais do que no Carnaval de 2018 (quando 573 mil
pessoas participaram da festa, segundo dados da Prefeitura de Natal). São
pessoas que em sua maioria (95,6%) recomendaria o evento a outras pessoas, e
que pretendem participar em outras edições (75,7%).
A festa gerou uma movimentação
financeira mais de R$ 71,5 milhões, montante 16,42% maior do que o movimentado
no carnaval do ano passado, que foi de R$ 61,4 milhões. Além disso, o valor
movimentado representa nada menos que 12 vezes o valor investido pelo Poder
Público Municipal para viabilizar o evento (que foi de R$ 6 milhões). Os dados
constam na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do
Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN), que traçou o perfil do folião e
do comerciante que participou do Carnaval em Natal 2019, e que foram
apresentados pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de
Queiroz, ao prefeito de Natal, Àlvaro Dias, em entrevista coletiva que
aconteceu nesta segunda-feira, 8, na sede da Federação.
Também participaram do evento
os secretários municipais de Turismo, Fernando Fernandes; de Cultura, Dácio
Galvão; de Comunicação, Héverton Freitas, além da imprensa e diretores do
Sistema Fecomércio. Este é o 5º ano consecutivo que o IPDC da Fecomércio RN
realiza esta pesquisa, e os questionários foram aplicados entre 800 foliões e
300 comerciantes, entre os dias 15 de fevereiro e 05 de março, nos seis polos
onde houve programação, inclusive nas prévias.
“Este é um estudo que, a nosso
ver, é um importante balizador tanto para o poder público quanto para o
empresariado natalense no que diz respeito às estratégias para otimizar os
resultados deste evento como impulsionador do nosso turismo e, por
consequência, da nossa economia. Os resultados financeiros do evento, ano a
ano, comprovam o acerto da Prefeitura de Natal em investir recursos próprios e,
em sua maioria, frutos de parceria com a iniciativa privada, para o seu
fortalecimento ”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.
Para o prefeito de Natal,
Àlvaro Dias, “O Carnaval de Natal é o exemplo de um evento bem sucedido que a
Prefeitura tem realizado, mas que ao mesmo tempo estamos melhorando a cada ano.
E a Fecomércio tem sido uma grande parceira nossa. Além do Carnaval, temos o
Natal em Natal, e a partir deste ano estamos instituindo também o São João,
para consolidar mais um evento para atrair turistas para a nossa cidade”,
comemorou.
Sobre o perfil dos
participantes do Carnaval de Natal 2019, a pesquisa constatou que 50,5% dos
foliões eram homens e 49,5% eram mulheres. Perfil bastante semelhante ao ano
passado, quando 50,4% eram homens e 49,6% eram mulheres. Com relação à faixa
etária dos foliões, 27,1% tinha entre 25 e 34 anos, mas o que se percebeu na
pesquisa deste ano foi o aumento do público nas faixas etárias mais altas,
notadamente entre 45 e 59 anos, que subiu de 22,8% em 2018 para 26,1% em 2019;
e acima dos 60 anos, que passou de 4,8% para 8% em 2019.
De todos os foliões
pesquisados, 55,1% possuía nível superior incompleto ou completo (contra 59,3%
de 2018); 41,8% estavam acompanhados da família (contra 45,4% no ano passado);
e 69,8% tinham renda familiar de até R$ 7 mil (em 2018 as pessoas com renda
familiar de até R$ 7 mil eram 73,5%). Um detalhe para as pessoas com renda
acima de R$ 10 mil, que aumentou de 11% para 15,3%.
Em 2019, 78,4% dos
participantes eram do Rio Grande do Norte e 21,6% eram turistas, praticamente o
mesmo percentual obtido pelo IPDC na pesquisa de 2018, quando 78,3% dos
participantes eram nativos e 21,7% eram turistas. Entre os nativos, 70,4% eram
natalenses. Os demais norte-riograndenses que participaram da festa vieram de
Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Macaíba, Monte Alegre, Bom Jesus,
Ceará Mirim, Currais Novos, Nova Cruz, Macau, entre outros municípios.
Já os turistas que visitaram o
Carnaval de Natal vieram principalmente do Pernambuco (8%). Este número,
inclusive, no ano passado era de 4,4%. São Paulo (3,2%); Rio de Janeiro (1,9%);
Ceará (1,6%); Paraíba (1,5%); Bahia (1,4%); Minas Gerais (0,6%); Rio Grande do
Sul (1,3%); Distrito Federal (1,1%); Sergipe (0,5%) e Alagoas (0,4%) foram
outros estados que enviaram turistas para o Carnaval de Natal.
Com relação à frequência no
evento, as pessoas pesquisadas responderam que pretendiam prestigiar a festa em
pelo menos três dias. Questionados se já tinham ido ao Carnaval de Natal outras
vezes, sete em cada dez pessoas (71%) afirmaram que sim. As atrações mais
frequentadas foram os shows musicais (86,7%), os blocos de rua (39,7%); e as
praias da cidade (23,6%). As formas de deslocamento mais citadas pelos foliões
foram o transporte privado por aplicativo (41,2%); o carro particular (34,8%);
os ônibus (14,1%); deslocamento a pé (10%); o táxi (2,6%); carros alugados
(1,9%).
De acordo com os dados
verificados na pesquisa, o gasto médio individual por dia dos nativos, no
Carnaval de Natal 2019, foi de R$ 68,56. Em 2018, o valor calculado tinha sido
de R$ 65,17. Já os gastos individuais dos turistas foram estimados em R$ 120,64
em 2019, contra R$ 118,73 em 2018. Na divisão por segmento, os percentuais de
gastos individuais diários dos foliões locais foram direcionados para
alimentação/bebidas (55,3%); transporte (16,5%); diversão (10,2%) e compras
(18%). Já entre os turistas, o gasto médio individual diário foi de R$ 120,64,
gastos com alimentação/bebidas (53,9%); transporte local (11,9%); diversão
(13,8%); e compras (20,3%).
Comerciantes avaliam de forma
positiva o carnaval em seus negócios
Se o carnaval é muito esperado
pelos foliões, entre os comerciantes não é diferente. De acordo com o IPDC,
para 86,7% dos comerciantes entrevistados, o carnaval tem um impacto positivo
nos negócios, número maior do que o obtido em 2018, quando 77,4% dos
entrevistados consideraram o carnaval bom para sua atividade. 80,3% dos
comerciantes consideraram o movimento de público como bom ou muito bom durante
os dias de festa, e 46,3% confirmaram que as vendas ficariam dentro do esperado
(29,7% afirmaram que as vendas ficariam acima do esperado).
Para conseguir atender à
demanda gerada pelo movimento mais intenso durante o carnaval, 22,7% dos
comerciantes entrevistados precisaram contratar, em média, dois funcionários
extras. Estes receberam como pagamento o valor de R$ 75,90 por dia de trabalho.
Os negócios funcionaram, em média, seis dias, e obtiveram faturamento médio
diário de R$ 1.504,16.
Perfil
Entre os comerciantes ouvidos,
66,7% eram homens; 55,7% tinham entre 25 e 44 anos; 44% tinham ensino
fundamental; 48,7% eram casados; 50% disseram ser autônomos e 64,7% disseram
ser informais. Entre os formais, 22,3% eram microempreendedores individuais.
Com relação ao segmento, 32,9% pertenciam ao segmento de bebidas; 19,4% eram
lanchonetes; 12,9% eram bares e restaurantes; 6,6% eram lojas de conveniência;
entre outros.
Sobre o local onde se
instalaram durante o evento, verificou-se que 37% estavam no polo Ponta Negra;
24% no largo do Atheneu/Petrópolis; 14% no Centro Histórico; 10% na Redinha;
8,3% na Campos Sales/Afonso Pena/Rocas/Ribeira; e, 6,7% no polo Nazaré.
As íntegras das pesquisas
estão disponíveis no site da Fecomércio (fecomerciorn.com.br/pesquisas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente