Diretores da empresa holandesa
Corendon estiveram em Natal nesta segunda-feira (1º) em uma audiência com a
governadora do Estado, Fátima Bezerra; o prefeito de Natal, Álvaro Dias;
representantes do setor turístico potiguar; e a Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN), representada pelo seu presidente
Marcelo Queiroz.
O voo charter Natal –
Amsterdam terá duas frequências semanais, trazendo 360 passageiros a cada sete
dias, por mês serão cerca de 1,4 mil turistas e quase 8,5 mil ao longo dos seis
meses de operação. Estima-se que os turistas devem movimentar cerca de R$ 56,6
milhões na economia potiguar ao longo dos seis meses de operação do voo, que
começa em novembro deste ano até abril de 2020.
“Segundo estudos do Instituto
de Pesquisa da Fecomércio RN, cada turista internacional gasta, em média, R$
343,47 por dia no Rio Grande do Norte. Mas este é o valor gasto pelo turista
que nos visita hoje, em sua maioria oriundo da Argentina e de outros países da
América Latina. Já no caso dos europeus que a Corendon levará, de acordo com
dados da ABIH, o gasto médio diário, incluindo hospedagem, sobe para algo em
torno de 190 Euros por turista (R$ 822). Isto quer dizer que ao longo dos seis
meses de operação do voo, estes visitantes deixem aproximadamente R$ 56 milhões
na economia potiguar”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Em contrapartida para
viabilizar o voo, a Corendon pediu um aporte de 300 mil dólares, que serão
utilizados para a divulgação do destino Natal nos mercados em que a companhia
atua, nos mercados holandês, belga e do Oeste da Alemanha. O montante será
repartido, 100 mil dólares da Prefeitura de Natal e 200 mil dólares do Governo do
Estado, através do projeto Governo Cidadão.
“A participação financeira
tanto da Prefeitura como do Governo do Estado para investimento em publicidade
é o pontapé para essa operação, de atrair turistas europeus ao estado. Os
visitantes, estando aqui, irão injetar recursos na nossa economia, com a
arrecadação de tributos, gerando empregos diretos e indiretos, movimentando
pelo menos os 52 segmentos da cadeia econômica do turismo”, comentou Queiroz.
Na reunião, os diretores da
Corendon, Win Woelders e Sjoerd de Kot, disseram que a empresa vai arcar com
70% dos custos da campanha publicitária que será lançada na Europa no dia 6 de
abril, cabendo os 30% restantes aos parceiros potiguares.
Além da governadora, do
vice-governador Antenor Roberto, dos diretores da Corendon, do presidente da
Fecomércio e da ABIH, José Odécio, também participaram da audiência o prefeito
de Natal, Álvaro Dias, os secretários estaduais Ana Maria Costa (Turismo) e
Fernando Mineiro (Gestão de Projetos), o secretário de turismo de Natal,
Fernando Fernandes e a conselheira da ABAV, Diassis Rosado.
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