SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Marcelo Queiroz lidera delegação técnica na Alemanha em treinamento sobre “Certificação por Competência”


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, lidera, ao longo desta semana, delegação formada por membros do trade turístico, executivos e técnicos do Senac RN, que estão no estado alemão da Renânia-Palatinado para treinamento com foco no modelo de certificação por competência, realizado no país europeu. Até a próxima sexta-feira o grupo cumpre uma extensa agenda de atividades.

A iniciativa integra um dos eixos de trabalho da segunda fase do Projeto Verena, que prevê o desenvolvimento de um modelo de certificação a ser implantado de forma pioneira no Rio Grande do Norte, inspirado na exitosa experiência alemã.

Na abertura dos trabalhos, o diretor executivo da Câmara do Comércio da Cidade de Trier (IHK Trier), Jan Glockauer, destacou a parceria com o Sistema Fecomércio RN. “Este momento é muito importante para o cumprimento das metas desta nova fase do Projeto. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos com esta parceria, em especial com a premiação do Governo Federal do Brasil, que reconheceu o Projeto Verena como o melhor com foco na qualificação para o turismo em todo o País”, disse referindo-se ao Prêmio Nacional do Turismo, conferido ao Senac RN, em dezembro de 2018.

O presidente Marcelo Queiroz agradeceu à equipe responsável pelo projeto na IHK Trier e destacou a importância de, cada vez mais, buscar mecanismos para fortalecer a atividade turística do Rio Grande do Norte, que atualmente emprega cerca de 120 mil pessoas no estado.

Segundo ele, um dos principais objetivos da viagem é aprimorar a metodologia de trabalho e os cursos do Senac RN, aproximando, cada vez mais, os conteúdos aprendidos na escola às reais necessidades do mercado. “Este é um tema que temos amadurecido desde a missão realizada em 2017. Estamos diante de um modelo de formação reconhecido em todo o mundo e temos a oportunidade de pensar formas de adaptá-lo à realidade brasileira, trazendo ganhos reais aos profissionais e às empresas de nosso estado”, afirmou.

Na ocasião, Queiroz ainda fez a entrega de uma réplica do troféu e certificado recebido pelo Ministério do Turismo aos executivos da IHK Trier.

Agenda

A delegação segue com programação técnica que conta com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a estabelecimentos de referência nas cidades de Trier, Vulkaneifel e Meckel.

Na sexta-feira, 24, o presidente Marcelo Queiroz e o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert, participam, na cidade de Mainz, de audiência com o Ministro da Economia, Transportes, Agricultura e Vinicultura da Renânia, Volker Wissing. Na pauta, a discussão da ampliação de parcerias bilaterais.

Além de Marcelo Queiroz e Axel Geppert, integram a missão os empresários do segmento hoteleiro José Odecio (presidente da ABIH-RN) e George Gosson; os diretores do Senac, Raniery Pimenta, Rafaela Sampaio e Lucinete Araújo; os técnicos da Instituição, Sandra Costa, Glenda Guedes, Louise Saldanha, Eliane Soares e Paulo Arsand; bem como o profissional Gustavo Pereira, maitre do Restaurante Camarões. A viagem da comitiva potiguar é custeada pelo governo Alemão, dentro do Projeto Verena.

O Projeto Verena

O Projeto Verena é operado por meio do Senac RN e surgiu da parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, iniciada em 2009. No caso do Verena, o braço alemão é a Câmara do Comércio da Cidade de Trier. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimentos para contribuir com a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar, o que tem possibilitado ao Senac RN acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

A partir da estruturação do Projeto Verena, desde 2016, uma série de investimentos e ações foram implementadas, resultando na criação de mais de 30 novos cursos pelo Senac, os quais já beneficiaram mais de 500 pessoas. No ano passado, a parceria foi renovada até 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente