SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 30 de julho de 2019

Memorial leva cultura e história do Legislativo às escolas potiguares


A preservação da memória potiguar é uma das missões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, afinal, a compreensão da história dos vários tempos e espaços que nele estão contidos possibilita ao cidadão uma compreensão das mudanças coletivas e individuais ocorridas ao longo do tempo e permite uma melhor compreensão do que pode ser feito no presente para melhorar o futuro. É por isso que o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 e, desde então, desenvolve atividades resgatando a história do Legislativo e disseminando cultura pelo Rio Grande do Norte. Uma dessas atividades é a visita a escolas do interior do RN. Em 2019, foi a vez de João Câmara. 

De acordo com o Chefe de Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Aluísio Lacerda, o Memorial, juntamente com o projeto Assembleia e Você, visita cidades do Estado, periodicamente, e, para essas ocasiões, eles procuram produzir informações sobre os ex-parlamentares do município visitado e da região. Em junho de 2019, o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar participou da 6ª edição do Projeto Assembleia e Você, na cidade de João Câmara.

“Nós estivemos em João Câmara, na Escola Estadual Francisco Bittencourt. Seguimos a programação feita pela Diretoria de Políticas Complementares com a parceria do projeto Assembleia e Você”, explicou Aluísio. “No caso específico de João Câmara, nós mostramos toda a história do senador João Câmara. A maioria não sabia que ele foi deputado estadual e como ele foi importante para a região do Mato Grande”, contou.

Conforme o Chefe de Divisão do Memorial, nessas visitas, além de o Memorial resgatar a história do que foi o parlamento, faz um resgate daquelas pessoas que passaram pelo parlamento estadual. “Nós começamos a parceria visitando algumas escolas, mostrando o que é o Memorial e o que podemos oferecer a eles. Então hoje somos procurados por outras instituições para continuar a parceria. E vale dizer que o Memorial não é só do Legislativo, mas também da cultura potiguar”, disse.

Ele mencionou também que o Memorial tem parceria, em Natal, com as escolas Walfredo Gurgel, Instituto Brasil, Winston Churchill, CDF e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. No interior do Estado, há parcerias com escolas de Extremoz, Nova Cruz, Ipanguaçu, Santa Cruz, João Câmara, Lagoa Nova.

Memorial nos 30 anos da Constituição Estadual

Sobre as atividades do Memorial previstas para o segundo semestre de 2019, Aluísio Lacerda lembrou que, até a primeira semana de outubro, toda a Assembleia estará envolvida com as celebrações dos 30 anos da Constituição Estadual e o Memorial está dentro dessa programação. “Começaremos a gravar para a TV Assembleia as entrevistas com os constituintes e teremos a participação de nomes como Paulo de Tarso, Hérbat Spencer, que foi procurador da Casa durante a fase da constituinte estadual, o ex-deputado Kleber Bezerra, Ney Lopes, que foi deputado federal que participou das conferências à época da constituinte, e Nelson Freire, que presidiu a Casa na abertura dos trabalhos constituintes, além, de outros convidados”, falou.

ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente