Natal é o terceiro destino mais procurado por turistas
brasileiros no período considerado como inverno no País. Os números fazem parte
de uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo, que aponta os dez
destinos mais buscados em viagens nacionais nos meses de junho e julho deste
ano. A sondagem foi realizada com duas mil agências de viagens do país.
Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ),
Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do
Jordão (SP) estão nas dez primeiras posições, respectivamente.
“Esses números são muito importantes para a cidade e para
o destino turístico. Isso prova que essas ações que estão sendo feitas em
parceria com os empresários, no caso a ABIH – Associação Brasileira da
Indústria de Hotéis e com o Governo do Estado, esses “Gold Shows”, essas
promoções específicas do destino, que querem comprar o Nordeste, que querem
comprar Natal, especificamente interior de Minas, de São Paulo e Centro-Oeste
estão dando resultado”, comentou o secretário de Turismo de Natal, Fernando
Fernandes.
Um outro dado a ser festejado pela capital potiguar diz
respeito ao perfil do turista que está buscando a cidade. De acordo com a
pesquisa, na composição do público, os casais com filhos correspondem ao maior
número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos
casais, com 22%, e viagens em família, com 21%. Esse perfil de viajante, em
destaque, costuma consumir mais que turistas que viajam sozinhos, dessa forma,
o capital circula entre os fornecedores de serviços da cidade.
“Natal está fazendo um trabalho correto. O prefeito
Álvaro Dias tem dado total apoio ao turismo. Tem feito outras ações dentro da
cidade como a recuperação e melhoria da orla marítima e um tratamento
diferenciado para que a gente possa fazer com que as pessoas que vêm para cá
sintam que é uma cidade que tem quem olhe por ela, uma cidade onde as pessoas
que moram na cidade gostam e consequentemente os turistas irão gostar”, explica
Fernandes.
Os dados apontam para um interesse maior dos turistas na
“dupla” sol e praia (49%), perfil que se encaixa bem na capital potiguar.
Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo
lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a
terceira e quarta posições.
“Vamos trabalhar cada vez mais forte. A partir desse ano
vamos realizar ações como a participação na feira da ABAV que é o maior evento
do turismo na América Latina de promoç~so de destinos, onde vamos lançar uma
nova campanha em parceria com os empresários (ABIH, Fecomercio, Sebrae,
Abrasel), fazendo com que se faça mais com menos, ou seja, focando naqueles
mercados que a gente já sabe que gostam de Natal e com isso a gente consegue
uym resultado ainda melhor”, revelou o secretário de turismo.
MINAS GERAIS
Natal também aparece bem posicionada em outra pesquisa
realizada recentemente pelo Ministério do Turismo. A capital do Rio Grande do
Norte está entra as três mais buscadas pelos turistas mineiros para viagens nos
meses de junho e julho. As cidades de Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Natal
(RN) são os três destinos mais procurados.
A constatação é da Pesquisa de Sondagem Empresarial,
realizada pelo Ministério do Turismo com 175 empresas de comércio de viagens do
estado. O levantamento trouxe, ainda, que 6 em cada 10 mineiros procuram
destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia.
Assim como na pesquisa mais abrangente, citada
anteriormente, o perfil do público mineiro, também aponta casais com filhos
como o maior número (43,7%) dos viajantes que utilizam agências de viagens,
seguidos dos casais sem crianças, com 25,8%, e viagens em família, com 21,1%.
Agora RN
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