SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Fórum Acadêmico homenageia 10 anos da Escola da Assembleia


O Fórum “Novos Caminhos da Educação Legislativa” marca os 10 anos da Escola da Assembleia e acontece nos dias 28 e 29 de agosto, com a realização de atividades tanto na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte quanto no prédio da Escola da Assembleia. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site da Escola.

De acordo com o diretor geral da instituição de ensino, professor João Maria de Lima, o Fórum marca de forma acadêmica os 10 anos da Escola da Assembleia. “Nós teremos na quarta-feira (28) uma programação de palestras no auditório Cortez Pereira. Na quinta (29), teremos uma solenidade pela manhã também na sede do Legislativo Potiguar e à tarde a palestra será na Escola da Assembleia”, informou. 

Entre os convidados a proferir palestras estão o professor da Universidade de Brasília (UnB), Antônio José Barbosa, que falará sobre ‘As escolas do legislativo e os desafios da moderna democracia’; a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre (Minas Gerais), Madu Macedo, que falará sobre ‘A importância da educação cidadã para o amadurecimento da democracia’; o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais ILB/Interlegis, Leonardo Gadelha, que falará sobre ‘o ILB/Interlegis e a modernização do legislativo’.

O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) passou a integrar a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como Escola do Poder Legislativo Estadual, com a missão de “Promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo - através de serviços educacionais - para a formação política, cidadã e profissionalizante dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para as funções e atribuições do Parlamento”, por meio de cursos de formação escolar, de cursos livres profissionalizantes e de outras formas de capacitação, de atualização e de treinamento.

A formação política, cidadã e profissionalizante constitui o foco central da educação legislativa, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento da qualificação dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade.

Agora, como Escola da Assembleia participa do Sistema Nacional de Ensino Legislativo, formado por órgãos educacionais do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, de Assembleias Legislativas Estaduais, da Câmara Legislativa (DF), de Câmaras Municipais e de Tribunais de Contas Estaduais, articulado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL.

E como unidade estadual de ensino, vincula-se ao Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, através de credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu.

Programação

Dia 28 de agosto

Local: auditório Cortez Pereira, Assembleia Legislativa

Abertura do Fórum

Manhã

9h – credenciamento

9h30 – momento cultural

10h – abertura oficial

10h30 – palestra: As escolas do legislativo e os desafios da moderna democracia – Antônio José Barbosa, professor da UnB

Tarde

14h – palestra: A importância da educação cidadã para o amadurecimento da democracia – Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre

15h30 – coffe break

16h – palestra: o ILB/Interlegis e a modernização do legislativo – Leonardo Gadelha, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais ILB/Interlegis

Dia 29 de agosto

Local: Assembleia Legislativa

Manhã

9h – sessão solene em comemoração aos 10 anos da Escola da Assembleia

Tarde

Local: Escola da Assembleia

14h – exposição: Painel 10 anos da Escola

15h – inauguração da galeria e descerramento das placas das turmas de pós-graduação

15h30 – lançamento do aplicativo

16h – coquetel de encerramento e atração cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente