SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

RN conquista maior número de medalhas na 11ª Olimpíada de História


O Rio Grande do Norte foi o estado mais premiado na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) realizada nesse fim de semana, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, o RN faturou 20 medalhas, sendo quatro ouros, sete pratas e nove bronzes.

O Nordeste levou medalhas: do total de 75 distribuídas, 58 foram para a região. Além das 20 do RN, Pernambuco ficou em segundo com 15 e o Ceará em terceiro com 14.

Neste ano, a ONHB teve 73 mil inscritos desde a fase inicial. As equipes passaram por seis etapas online com duração de uma semana cada. A final contou com a realização de uma prova dissertativa no sábado (17) em que foi apresentado um conjunto de documentos com manchetes de jornais dos últimos do Brasil e solicitado aos competidores a elaboração de um texto com os temas: violência, exclusão e banalidade do mal.

A coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, afirma que a 11ª edição confirmou o sucesso do projeto. “A cerimônia foi muito tocante, especialmente nas falas dos professores e convidados que destacaram a importância do ensino de História, do papel do historiador, do estudo e da consciência do jovem na sociedade atual. A final veio coroar um esforço de 11 anos muito bem sucedido em nível federal.”

Como funciona a Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. É composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

O método tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa e análise de textos, imagens e mapas. Dessa forma, a ONHB consolida-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Confira as medalhas por estado:

Rio Grande do Norte (4 ouros, 7 pratas, 9 bronzes): total de 20
Pernambuco (3 ouros, 7 pratas, 5 bronzes): total de 15
Ceará (2 ouros, 3 pratas, 9 bronzes): total de 14
São Paulo (3 ouros, 2 pratas, 7 bronzes): total de 12
Bahia (1 prata, 3 bronzes): total de 4
Piauí (3 pratas)
Minas Gerais (2 ouros)
Goiás (1 prata)
Pará (1 bronze)
Paraíba (1 prata)
Rio de Janeiro (1 ouro)
Sergipe (1 bronze)

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente