“Nosso objetivo é gerar
resultados incomparáveis para nossos clientes. Utilizamos um conjunto de dados
que ninguém mais possui para fornecer informações aos profissionais de
marketing que ninguém mais pode oferecer”. Isso é Samsungs Ads, o recurso que
canaliza anúncios para as TVs inteligentes da marca. Troque “TVs” por
“celulares” e você já sabe o que espera todos os usuários de smartphones
Samsung.
A má notícia foi dada pelo
site LetsGoDigital, que encontrou o registro da marca comercial Samsung Mobile
Ads feito este mês no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia.
Apenas os wearables escaparam
no registro do novo recurso. (Fonte: LetsGoDigital/Reprodução)
|
O recurso registrado atuaria
em “smartphones; tablets; serviços de publicidade; anúncios através de redes de
telefonia móvel; software para uso em publicidade; software para alugar espaços
publicitários em sites”, ou seja, apenas os wearables escaparão de exibir
“anúncios baseados nos interesses dos usuários”.
O desejo da Samsung em botar
propagandas também nos smartphones não deveria provocar, afinal de contas, nenhuma
surpresa. Ao contrário das TVs inteligentes, celulares são hoje a extensão do
ser humano moderno, permanecendo ligados 24h e sendo usados para quase tudo.
Patrocinadora oficial da
semana de anunciantes
A aproximação entre a empresa
sul-coreana e mundo publicitário não é nova: pelo segundo ano consecutivo, ela
foi patrocinadora oficial da conferência da indústria (a Advertising Week) em
Nova York, EUA. O apoio significou não apenas a proximidade dos cem mil
visitantes do evento com a marca como também um estreitamento da relação entre
o mundo do marketing com a Samsung Ads.
A questão que permanece é até
que ponto os dados que o usuário armazena em seu smartphone (informações
acumuladas de todos os apps instalados nele, além de tudo o que chega através
de seus contatos) podem ser usados para direcionar publicidade e o que isso
representa em termos de invasão da privacidade de cada um.
TecMundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente