Como toda data comemorativa
que envolve períodos de compras, a Black Friday ficou marcada por, além dos
descontos, truques e golpes que enganam os consumidores. Uma das práticas mais
utilizadas se dá pelo uso de sites falsos que, se passando por grandes
varejistas, roubam os usuários.
Com o passar dos anos, os
consumidores começaram a dar preferência por realizar suas compras em lojas
online, ao invés de irem a um ponto físico de vendas. Porém, junto da
facilidade de se adquirir produtos pela internet, vieram os golpes.
A aproximação da sexta-feira
(29) desperta a atenção de diversas empresas de segurança, como é o caso da
Check Point, que observou que, neste ano, o número de domínios que se passam
por grandes lojas com o objetivo de enganar usuários aumentou em 233%.
Esses links são distribuídos
principalmente por e-mail, passando despercebido em meio a inúmeras ofertas de
desconto legítimas. Para entender a gravidade da situação, nos últimos seis
meses, mais de 1.700 domínios semelhantes ao da Amazon foram registrados.
Mesmo antes da Black Friday,
os cibercriminosos começaram a agir usando essa tática. No começo de novembro,
uma campanha foi iniciada em nome da marca de óculos Ray Ban. O site enganoso
prometia descontos de até 80% em produtos da marca, e o domínio só aceitava
pagamento por PayPal. Obviamente, a promoção era falsa e enganou diversas
pessoas.
Como forma de se proteger,
especialistas da Check Point recomendam a verificação de autenticidade dos
links. Eles informam que os usuários sempre devem estar atentos para domínios
que apresentem erros de ortografia ou que ofereçam descontos muito altos em
produtos caros.
Além disso, eles instruem que
é recomendável procurar a promoção diretamente na loja da marca, isso serve
para verificar a veracidade da oferta. Como as promoções são quase sempre
enviadas por e-mail, os usuários também sempre devem verificar o remetente.
Olhar Digital
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