A diretoria do Flamengo avisou
aos seus patrocinadores que não fecharia contrato com a Globo para o Carioca
assim que a situação ficou definida. Tomou essa iniciativa porque há impacto
para a exposição da marca do clube. Ao falar com os parceiros, o clube
justificou que os próprios acordos com patrocinadores tiveram reajustes
enquanto a emissora queria pagar o mesmo montante de 2016 só com correção da
inflação.
O entendimento rubro-negro é
de que atualmente a marca do clube vale mais do que há três anos. Houve a
montagem de um novo time de estrelas e conquista de títulos, entre outros
pontos. A diferença entre as duas propostas, de Globo e Flamengo, tem um
abismo, visto que a emissora ofereceu R$ 18 milhões, e o clube pediu uma
multiplicação disso - a distância era de dezenas de milhões.
O clube tem pedido mais em
suas propriedades na camisa e de marketing. E, de fato, houve reajuste na maior
parte dos patrocínios, como mostra o contrato recente com a Total pela barra de
camisa, fechado por R$ 12 milhões por dois anos, quando a estimativa do clube
era de que fossem R$ 4 milhões por ano. Há uma exceção no contrato com a Caixa
Econômica Federal que era maior do que o do B2S, mas isso se explica porque o
banco estava pagando acima do mercado.
A explicação dos dirigentes
foi bem recebida pelos patrocinadores que entenderam a situação. Houve a
compreensão de que, se eles pagavam mais, a Globo também teria de aumentar os
valores. Pelo menos neste início, não houve cobranças pela redução da exposição
no começo da temporada.
O Flamengo estima aumento de
21% na arrecadação de patrocínio para o ano, saltando para R$ 108,7 milhões,
valor que inclui também licenciamento e royalties. Não há um entendimento de
que a falta do contrato com a Globo, cuja receita não está no orçamento, vá
afetar isso.
Do lado da Globo, os
patrocinadores da TV aberta são fechados para toda a temporada no chamado
pacote futebol. A emissora está avisando a clientes da TV a cabo que não conta
com jogos do Flamengo em avisos e afirma que os direitos estão em negociação.
No sábado, a emissora reduziu
a presença do Flamengo em sua cobertura da rodada, noticiando a estreia do time
diante do Macaé apesar com um quadro com a escalação, sem matéria. Em nota, a
Globo afirmou que a falta de acordo não afetará seu jornalismo.
UOL Esportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente