Dados constam de pesquisa realizada pela Fecomércio e foram
apresentados na manhã de ontem, segunda, 18

O presidente do Sistema
Fecomércio destacou a importância da pesquisa e ressaltou os seus números
positivos. “A pesquisa ratifica, com números, uma percepção empírica que nós já
tínhamos. A de que o investimento em eventos e no turismo por parte do poder
público é extremamente positivo para a economia, porque faz girar recursos e
estimula a geração de emprego e renda. Realizar levantamentos como este, que
balizem esta atuação dos poderes públicos e quantifiquem os resultados dessas ações,
é uma das funções da Fecomércio, e nós vimos cumprindo com bastante satisfação.
No caso do "Natal em Natal", assim como no Carnaval – cujos números
nós levantamos no ano passado e iremos voltar a aferir este ano – a Prefeitura
está de parabéns pela iniciativa”, disse ele.
A pesquisa servirá de base
para ações futuras da Prefeitura do Natal, buscando melhorar o que precisa ser
aprimorado. Foram entrevistadas 704 pessoas em todos os polos de atividades do
evento, entre os dias 12 e 29 de dezembro.
Entre os principais dados, o
estudo apontou que a maior parte dos participantes do "Natal em
Natal" é do sexo masculino (52,4%), com idade média entre 25 e 34 anos
(42,6%), Ensino Médio completo (45,5%), casado (49,9%), com renda mensal de até
R$ 3.500 (67,1%), e que esteve no evento acompanhado de familiares (62,5%).
Apesar da dimensão do evento,
ainda se trata de algo prestigiado, principalmente, pelo público local –
somente 14,5% dos entrevistados disseram vir de outro estado. Dos 85,5% de
potiguares presentes no "Natal em Natal", 72,9% são da capital,
enquanto que 10,1% são pessoas oriundas da Região Metropolitana. “Este é um
indicador, senhor prefeito, de que provavelmente seja necessário reforçar a
divulgação do evento junto às agências, aos hotéis e aos próprios turistas que
nos visitam para que o "Natal em Natal" possa assumir de forma
crescente a condição de atrativo de forma a aumentar o número de visitantes da
nossa cidade”, afirmou Marcelo Queiroz.
Em média, o público prestigiou
dois dias do "Natal em Natal", e 43% dos entrevistados disseram que
aquela era a primeira vez no evento. O atrativo mais visitado pelos
participantes da festa foi a praça da árvore de Mirassol (76%). Os shows
musicais (Festival de Música da Zona Norte e Aniversário da Cidade) aparecem
logo em seguida, com 52% das respostas.
A organização do evento e a
decoração natalina somaram cerca de 69% das indicações dos entrevistados quanto
ao que mais gostaram no "Natal em Natal", e 94,2% afirmaram pretender
participar da programação 2016. No que diz respeito ao grau de satisfação em
relação aos serviços utilizados no evento e na cidade, itens como “decoração
natalina”, “meios de hospedagem”, “espaços físicos usados no evento”,
“organização do evento” e “atrações musicais” obtiveram notas superiores a 8,0;
enquanto que “transportes”, “informações turísticas”, “segurança” e “limpeza
urbana” obtiveram nota média de 7,6.
Com polos espalhados em
diferentes locais da cidade e programação intensa, o "Natal em Natal"
movimentou a economia da capital potiguar. Dados da pesquisa indicam ainda que
o gasto médio individual do turista foi de R$ 213,51, enquanto que o mesmo
gasto do público local foi de R$ 71,15. Considerando o total de participantes
contabilizado pela Prefeitura do Natal – cerca de 450 mil pessoas, sendo que 2%
deles afirmaram que não fizeram nenhum gasto, ou seja, o público que
efetivamente gastou foi de 441.000 – estima-se que foram injetados na economia
potiguar R$ 80.960.720,40.
O prefeito Carlos Eduardo
comemorou o resultado da pesquisa, e ressaltou a importância das parcerias
entre o poder público e o setor privado para que eventos como o "Natal em
Natal" aconteçam. “Nós não desistimos, persistimos, e fizemos o Natal em
Natal acontecer de forma brilhante. Os números apresentados na pesquisa
refletem aquilo que esperávamos ao trabalharmos com planejamento e
criatividade: a reação positiva da cidade diante da crise”.
A Fecomércio, a Fiern, a
Cosern e os Ministérios do Turismo e da Cultura estão entre os grandes
patrocinadores do evento. “Em 2015 foram investidos cerca de 4 milhões de reais
para levar ao natalense muita ‘luz’ e festa no período natalino, o que nos deu
um retorno de mais de R$ 80 milhões. Acredito que a prefeitura está trilhando o
caminho certo para o amadurecimento e aperfeiçoamento do "Natal em
Natal"...a festa é uma construção, e juntos estamos trabalhando para isto.
Ganha o povo, ganha a cidade, ganha a economia”, enfatizou ainda Carlos
Eduardo.
Durante a entrevista coletiva
o prefeito Carlos Eduardo falou também dos esforços em torno da recuperação do
Carnaval de Natal, que movimenta diversos segmentos da economia. “O Carnaval de
Natal tem se recuperado de forma surpreendente. Além de festa e alegria, o
evento movimenta a economia local ao trazer, gratuitamente, atrações nacionais;
tudo isso sem deixar de valorizar o artista potiguar”. O evento será lançado
oficialmente nesta terça-feira (19.01), às 9h, no Holiday Inn – Arena das
Dunas; grandes nomes como Monobloco, Alceu Valença, Armandinho, Morais Moreira,
entre outros já estão com s presenças garantidas.
O relatório de pesquisa –
disponível integralmente na página da Fecomércio (www.fecomerciorn.com.br/pesquisas/)
– servirá de base para as discussões do fórum que será realizado pela
Prefeitura Municipal, em março deste ano, já para planejar a edição 2016 do
"Natal em Natal". Para o presidente Marcelo Queiroz, “trata-se de um
evento já consolidado no Rio Grande do Norte, precisando agora ser ‘vendido’
para todo o Brasil como algo que merece ser visitado”.
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