sexta-feira, 14 de junho de 2019

Por proposição de Ubaldo, Assembleia homenageia maiores doadores de sangue do RN


Em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, a Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta-feira (14), uma Sessão Solene para homenagear os maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte. A proposição é do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PTC).

“Nós que fazemos parte desse poder reconhecemos e concedemos toda nossa gratidão aos homenageados nesta data. Doar sangue é um ato de solidariedade e de servir ao próximo. Precisamos estimular, com exemplos, o ato de doar sangue. Com um gesto simples e uma única doação, pode-se salvar até quatro vidas”, justifica o parlamentar. Segundo ele, o Ministério da Saúde (MS) trabalha para aumentar o número de doações, tanto que a idade mínima do doador foi reduzida de 18 para 16 anos, com autorização do responsável, e a máxima, subiu para 69 anos.

Número um em doações no mundo, Paulo Neris, foi um dos homenageados. Ubaldo afirma que a história de Paulo Neris serve de inspiração para futuros doadores. Ele começou a doar sangue aos 18 anos, por influência do pai. Paulo já realizou 288 doações, salvando sozinho 1.128 vidas.

“Aonde a gente vá, temos que contagiar as pessoas com a nossa causa. Somos heróis anônimos e a nossa missão é salvar vidas”, disse Paulo Neris, que também é presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan).

Durante a Sessão Solene foi lançada a Cartilha do Doador, elaborada pela Associação dos Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan), com orientações fáceis e didáticas para futuros doadores.

“Hoje sabemos que os estoques de sangue estão sempre críticos e que muitas pessoas só pensam em doar quando alguém próximo precisa. Então, esse tipo de homenagem e divulgação são muito importantes para toda a população”, argumenta o deputado.

Participaram da Sessão Solene o deputado estadual Hermano Morais (MDB), Breno Cabral, diretor do Centro de Ciências da saúde da UFRN, Marcia Maria Diógenes,  representando o diretor do Hemonorte, Rodrigo Villar, Maria Zelia Fernandes, diretora do Hemovida, Paulo Neris, presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan), Vereador Dinarte Torres, representando o presidente da Câmara Municipal de Natal,  Ver Paulinho Freire.

Foram homenageados
  • Almir Cesar de Oliveira
  • Elenildo de Lima da Silva
  • Eleciana Silva de Aguiar Santos
  • Joás da Costa Lima
  • José Fabiano da Costa Lima
  • Leocádia Silva de Almeida
  • Liliana Lira Raposo
  • Paulo Luiz de Lima Neris
  • Paulo Ricardo Lima dos Santos
  • Walter de Paiva Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente