SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 1 de novembro de 2026

A Teoria do Caos e a dinâmica da política nos dias atuais


A política é, de fato, um animal mutante. E isso é algo inconteste. Não adianta sequer querer dizer diferente. Talvez não exista outro ambiente em que as relações humanas, os interesses e as alianças mudem tanto em tão pouco tempo.

Quem ontem caminhava lado a lado pode estar em campos opostos amanhã. Adversários históricos podem descobrir afinidades e antigos aliados podem tomar caminhos diferentes. Na política, o cenário nunca está definitivamente desenhado. As circunstâncias mudam, os interesses se reorganizam e aquilo que parecia impossível pode se tornar realidade.

Na minha opinião, o grande segredo está em compreender que a política é feita de pessoas, relações, memória e, sobretudo, lealdade e compromisso. Não adianta olhar apenas para o passado ou acreditar que as posições de hoje serão as mesmas de amanhã. A história política está cheia de reviravoltas, surpresas e personagens que mudaram de lado quando o cenário exigiu. Por isso, mais do que discursos e declarações, é preciso observar os gestos, as articulações e os movimentos de bastidores. Afinal, na política, como na vida, quase nada é para sempre.

Toda vez que um agente político produz um movimento, outra força contrária se movimenta também. No início, sutilmente e com leveza, mas como diz a Teoria do Caos, “O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode provocar um tornado no Texas.”

Finalizo com essa pequena reflexão: “Na política, como na Teoria do Caos, um pequeno movimento pode provocar uma grande reviravolta. Às vezes, o bater de asas de uma borboleta é suficiente para mudar todo o tabuleiro.”