SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 12 de junho de 2026

IBGE abre 95 vagas temporárias no RN de nível médio com salários de até R$ 4 mil


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta sexta-feira (12), inscrições para um processo seletivo simplificado com 95 vagas temporárias no Rio Grande do Norte. As oportunidades são para atuação no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. A exigência é de ensino médio completo.

  

As vagas estão distribuídas entre cinco cargos: Agente Censitário Administrativo, com 16 oportunidades; Agente Censitário de Informática, com 12; Agente Operacional Regional, com 10; Agente Censitário Regional, com 10; e Agente Censitário Supervisor, com 47 vagas.

 

As remunerações variam de R$ 2.128,00 a R$ 4.008,00, conforme a função. Além do salário, os contratados terão direito a auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Pesquisa Agorasei/96 FM: Allyson Bezerra lidera corrida ao governo do RN e venceria no primeiro turno

O ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, lidera com folga a corrida pela sucessão estadual do Rio Grande do Norte em 2026. Segundo o mais recente levantamento realizado pelo instituto Agorasei em parceria com a rádio 96 FM, o pré-candidato alcançou a marca de *52,6% dos votos válidos*, o que seria suficiente para encerrar a disputa e garantir a eleição ainda no primeiro turno.

O critério de votos válidos — que exclui os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou que se declaram indecisos — é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o vencedor do pleito.

Cenário de Votos Válidos

Na contagem que define a eleição, Allyson Bezerra sustenta uma vantagem expressiva de 23,4 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Álvaro Dias.

 * *Allyson Bezerra:* 52,6%

 * *Álvaro Dias:* 29,2%

 * *Cadu Xavier:* 15,1%

 * *Robério Paulino:* 1,5%

 * *Rodrigo Vieira:* 1,2%

 * *Dário Barbosa:* 0,4%

## Pesquisa Estimulada (Votos Totais)

Quando considerados todos os entrevistados no cenário estimulado (onde os nomes dos candidatos são apresentados), a soma de brancos, nulos e indecisos chega a 24,3% do eleitorado. Os votos válidos representam 75,7% do total da amostra.

 * *Allyson Bezerra:* 39,8%

 * *Álvaro Dias:* 22,1%

 * *Cadu Xavier:* 11,4%

 * *Robério Paulino:* 1,1%

 * *Rodrigo Vieira:* 0,9%

 * *Dário Barbosa:* 0,3%

 * *Branco / Nulo / Nenhum:* 12,3%

 * *Não sabem:* 12,0%

A pesquisa ouviu *1.500 eleitores* com 16 anos ou mais, em 70 municípios distribuídos pelas 19 microrregiões do Rio Grande do Norte.

 * *Período de coleta:* 28 a 31 de maio de 2026

 * *Margem de erro:* 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos

  * *Intervalo de confiança:* 95%

  * *Registro no TSE:* RN-02699/2026 e BR-05671/2026

Afonso Bezerra: população cobra avanços em saúde, educação e assistência social

A gestão do prefeito Haroldo José Bezerra da Paz – Haroldo de Jango, como é popularmente conhecido,  tem sido alvo de questionamentos por parte de moradores que defendem mais investimentos e melhores resultados em áreas consideradas essenciais. Na saúde, as cobranças envolvem a ampliação do acesso a consultas, exames e atendimentos especializados. O histórico de recomendações do MPRN e fiscalizações envolvendo a rede pública municipal demonstra que a área continua sendo um dos principais desafios enfrentados pelo município.

Na educação, pais, estudantes e profissionais esperam avanços mais significativos na estrutura das escolas, no transporte escolar e nas condições de ensino. Embora a administração municipal anuncie ações e investimentos, parte da população avalia que os resultados ainda não correspondem às necessidades existentes nas comunidades urbanas e rurais. O sentimento predominante entre críticos da gestão é de que a educação deveria ocupar posição mais prioritária na agenda administrativa.

Já na assistência social, famílias em situação de vulnerabilidade aguardam a ampliação de programas e políticas públicas capazes de gerar mais proteção e oportunidades. Apesar da existência de ações e programas sociais executados pelo município, lideranças comunitárias defendem uma presença mais forte do poder público junto às comunidades que mais necessitam de apoio. Para esses setores, saúde, educação e assistência social permanecem como os principais indicadores para avaliar o desempenho da atual administração municipal.

Nas próximas matérias, vamos trazer pontos específicos, falar sobre os atos polêmicos cometidos pelo atual gestor e as consequências junto a população.

Multidão se reúne em João Câmara para receber o Time de Lula e reafirmar apoio a Cadu

Em uma noite histórica para a região do Mato Grande, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula (PT), foi recebido pela prefeita Aize Bezerra e por mais de 2 mil pessoas em João Câmara na noite desta quinta-feira (11). O evento consolidou a força do projeto político do "Time de Lula" e contou com a presença maciça de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região, que declararam apoio à continuidade das transformações iniciadas no estado através da gestão da professora Fátima Bezerra.

Acompanhado da pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, de pré-candidatos e pré-candidatas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, Cadu relembrou o convite feito pela governadora Fátima Bezerra há quase oito anos para enfrentar o desafio de reconstruir o Rio Grande do Norte, um estado que, na época, sofria com folhas de pagamento atrasadas e falta de recursos básicos para a segurança pública. Ele enfatizou que, embora muito tenha sido feito para estabilizar o estado e melhorar os serviços de saúde e segurança, ainda há um longo caminho a percorrer.

Cadu demonstrou sensibilidade às demandas locais ao citar o sonho da população de João Câmara de ter uma maternidade própria, garantindo que os filhos do Mato Grande possam nascer em sua terra. O pré-candidato vinculou essa e outras melhorias à necessidade de manter a sintonia com o Governo Federal, destacando que programas como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família são frutos de um olhar atento do presidente Lula para o Nordeste.

Complexo Penal em Mossoró ganha pavilhão modernizado para 188 internos


A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) reabriu, nesta quarta-feira (10), o Pavilhão 4 do Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, após a conclusão de uma ampla reforma e ampliação estrutural.
 

A unidade, com capacidade para 188 internos, passou por uma modernização completa, contemplando a recuperação de celas, revisão das redes elétrica e hidráulica, melhorias na cobertura, pintura, reforço dos sistemas de segurança e adequações estruturais que proporcionam melhores condições de custódia e trabalho aos servidores.

 

Além das melhorias estruturais, o Pavilhão 4 foi contemplado com um moderno sistema de monitoramento por câmeras, ampliando o controle operacional e a segurança da unidade. Os equipamentos permitem o acompanhamento em tempo real das áreas internas e externas do pavilhão, contribuindo para a prevenção de incidentes, o fortalecimento da vigilância e o aprimoramento da gestão penitenciária.

Justiça suspende provas do concurso da Polícia Militar no RN por problemas no edital


A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal determinou a suspensão imediata das provas objetivas do concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte que estavam agendadas para este domingo (14). A decisão liminar se dá por conta de problemas no edital.

 

A Ação Civil Pública foi movida pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) contra o Estado do Rio Grande do Norte e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).

 

O g1 procurou a assessoria da Polícia Militar para saber se a corporação vai recorrer da decisão, mas não recebeu respostas até a atualização mais recente desta reportagem. A Defensoria informou que antes da ação propôs um acordo extrajudicial com o governo do RN.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Angicos conquista SELO FNAS 2025 e reforça compromisso com a assistência social


O município de Angicos foi contemplado com o SELO FNAS – Edição 2025, reconhecimento concedido às gestões que atendem aos critérios estabelecidos no financiamento da política pública de assistência social em todo o país.

A certificação destaca o compromisso da gestão municipal com a organização, transparência e արդյունավետ na aplicação dos recursos voltados à assistência social, garantindo mais qualidade nos serviços ofertados à população.

Angicos recebeu, inclusive, elogios do Diretor-Executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, Arimateia Oliveira, que parabenizou o município pelo desempenho alcançado.

A conquista é resultado do trabalho da gestão do prefeito Pinheiro Neto, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sob liderança de Tereza Amália, além da atuação da Coordenadora de Assistência Social e Habitação, Larissa Hellen, que esteve presente nesse importante momento.

O reconhecimento reafirma o compromisso da administração municipal em fortalecer políticas públicas que promovam inclusão social e garantam direitos à população.

Vaquejada de Fernando Pedroza vai reunir vaqueiros de todo o RN


A tradicional Vaquejada de Fernando Pedroza já tem data marcada e promete movimentar a região entre os dias 19 e 21 de junho, no Parque São Joaquim. Durante os três dias de evento, o público poderá acompanhar grandes disputas na pista, além de uma programação festiva voltada para amantes da cultura nordestina.

A organização convida vaqueiros de Fernando Pedroza, municípios vizinhos e de todas as regiões do Rio Grande do Norte para participarem da competição, que distribuirá R$ 11 mil em premiações. As senhas já estão à venda desde 10 de junho e podem ser adquiridas pelo WhatsApp (84) 9919-0348.

Promovida pelo vereador Vavá e por Pebinha, a vaquejada reforça a tradição do esporte no município e deve atrair competidores, visitantes e admiradores da cultura sertaneja. A expectativa é de mais uma grande edição, marcada por emoção, confraternização e valorização das raízes nordestinas.

RN passa a exigir exame toxicológico para quem vai tirar a primeira CNH


Quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Norte agora precisa fazer exame toxicológico. A exigência passou a valer para processos de habilitação das categorias A, B e AB abertos a partir de 1º de junho de 2026.

Segundo o órgão, o candidato pode fazer o exame toxicológico em qualquer etapa do processo de habilitação. No entanto, a emissão da CNH ficará condicionada à comprovação de resultado negativo.

 

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a mudança ocorre por causa da Lei nº 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

IPEM-RN fiscaliza postos de combustíveis em Caicó


O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou fiscalização em bombas de combustíveis no município de Caicó, verificando 30 bicos de abastecimento em 6 estabelecimentos. A ação, que identificou irregularidades em dois postos, resultou em notificações para os postos de combustíveis.

 

Os fiscais constataram que os dois estabelecimentos, previamente notificados em fiscalização anterior, realizaram os reparos exigidos nas bombas. No entanto, a troca dos lacres foi feita por um mecânico sem a devida regularização junto ao Inmetro, o que invalida o procedimento. Os estabelecimentos foram notificados a tomar as providências necessárias.

 

“Os postos fizeram os reparos, o que é positivo. Mas a troca de lacres só tem validade quando realizada por um mecânico habilitado pelo Inmetro. Sem isso, não há garantia metrológica para o consumidor, pois é exatamente essa garantia e proteção que nossa fiscalização assegura”, afirma o diretor-geral do Ipem-RN, Itamar Ciríaco.

É hora de festejar! Arraiá do JH promete agitar Angicos nesta sexta-feira


Preparem o traje caipira, arrumem o chapéu de palha e venham com o coração cheio de alegria! A Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura tem o prazer de convidar toda a comunidade de Angicos e região para o nosso tradicional e aguardado Arraiá do JH.

Este ano, o nosso São João traz uma temática multicultural incrível: "O Arraiá das Nações". Será uma linda oportunidade de celebrar a nossa cultura e ver como a nossa maior tradição nordestina abraça e dialoga com o mundo!


O que vai ter no Arraiá?

  • Preparamos uma programação recheada de diversão e cultura para toda a família:
  • Quadrilha Junina: Apresentações lindas e cheias de ritmo preparadas pelos nossos alunos.
  • Comidas Típicas: Aquelas delícias de milho que a gente passa o ano inteiro esperando para saborear.
  • Muita Animação e Forró: Para ninguém ficar parado e todo mundo arrastar o pé!

Anote na Agenda para não esquecer!

  • Quando: Próxima sexta-feira, dia 12 de junho
  • Horário: A partir das 17h
  • Onde: Escola Estadual Profª Joana Honório da Silveira Moura
  • Público: Venha e traga a sua família! Entrada aberta a todos.


PESQUISA VERITÁ: Álvaro Dias venceria todos os adversários em cenários de segundo turno


Levantamento do Instituto Veritá para o Governo do Rio Grande do Norte mostra que Álvaro Dias (PL) venceria todos os adversários testados em simulações de segundo turno.

No cenário contra Allyson Bezerra (União Brasil), Álvaro registra 52,0% dos votos válidos, enquanto o prefeito de Mossoró aparece com 48,0%.

 

Já em um eventual confronto contra Cadu Xavier (PT), Álvaro amplia a vantagem e alcança 58,0% dos votos válidos, contra 42,0% do adversário.

 

A pesquisa também simulou uma disputa entre Allyson Bezerra e Cadu Xavier. Nesse cenário, Allyson lidera com 56,8% dos votos válidos, ante 43,2% do candidato petista.

 

Os números indicam que Álvaro Dias venceria todos os adversários testados pelo Instituto Veritá em cenários de segundo turno para o Governo do Estado.

 

Dados da pesquisa: levantamento realizado pelo Instituto Veritá entre os dias 27 e 31 de maio de 2026, com 1.220 entrevistados. Registro no TRE-RN: RN-06276/2026.


Blog do BG

PESQUISA VERITÁ: Álvaro Dias lidera cenário espontâneo com 42,2%; Cadu Xavier em 2º lugar com 30,8%


Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam livremente o nome do candidato de sua preferência, Álvaro Dias (PL) também aparece na liderança da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.
 

O ex-prefeito de Natal registra 42,2% das citações. Cadu Xavier (PT) aparece em segundo lugar, com 30,8%, seguido por Allyson Bezerra (União Brasil), com 24,9%. Outros nomes somam 2,1%.

 

Dados da pesquisa: levantamento realizado pelo Instituto Veritá entre os dias 27 e 31 de maio de 2026. Foram entrevistados 1.220 eleitores. Registro no TRE-RN: RN-06276/2026.


Blog do BG

PESQUISA VERITÁ: Álvaro Dias lidera intenção de voto estimulada para o Governo do RN com 41,6%; Cadu Xavier tem 28,3%


Levantamento do Instituto Veritá para o Governo do Rio Grande do Norte aponta liderança de Álvaro Dias (PL) na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Álvaro Dias aparece com 41,6% das intenções de voto. Em seguida estão Cadu Xavier (PT), com 28,3%, e Allyson Bezerra (União Brasil), com 27,8%. Outros candidatos somam 2,3%.

 

Dados da pesquisa: levantamento realizado pelo Instituto Veritá entre os dias 27 e 31 de maio de 2026. Foram entrevistados 1.220 eleitores. Registro no TRE-RN: RN-06276/2026.


Blog do BG

Inmet publica alerta de chuvas intensas para Natal e mais 164 cidades do RN


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuvas intensas para 165 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é do tipo amarelo, classificado como de perigo potencial, e abrange cidades como Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.

De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos variando entre 40 km/h e 60 km/h. O alerta teve início à 0h desta quarta-feira (10) e permanece válido até as 23h59 do mesmo dia.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Angicos inicia atendimentos da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher com cerca de mil exames gratuitos


Teve início nesta terça-feira (09) a oferta de exames da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Angicos. A estrutura, instalada na Praça José da Penha e inaugurada hoje, já começou a atender a população com serviços gratuitos voltados à saúde feminina.

Durante o período de funcionamento, serão ofertados cerca de mil exames, sendo 500 mamografias e 500 preventivos, além de ações de educação em saúde que devem beneficiar um grande número de pessoas.

O município vive um momento de fortalecimento na área da saúde, já que, além da unidade voltada ao público feminino, também está em funcionamento a OdontoSesc, ampliando o acesso da população a serviços essenciais, ambos concentrados na Praça José da Penha.

A iniciativa é fruto de parcerias articuladas pela gestão Pinheiro Neto, com atuação da secretária municipal de Saúde, Sheilla Verde, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado com a população.


A ação conta ainda com o apoio do presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, que vem contribuindo para a chegada de projetos importantes na área da saúde em Angicos.

Os atendimentos seguem até o final de junho, com agendamentos realizados por agentes de saúde ou diretamente na unidade móvel.

RN registra 19 tremores em maio; Lajes está entre os municípios monitorados


O Rio Grande do Norte registrou 19 tremores de terra em diferentes municípios potiguares só no mês de maio, de acordo com dados do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os registros reforçam uma característica pouco conhecida da geologia nordestina: a ocorrência frequente de pequenos tremores de terra.

 

Segundo pesquisadores da UFRN, fenômenos desse tipo são monitorados praticamente todos os dias pela rede de estações instaladas no estado e em outras áreas do Nordeste.

 

Entre os eventos mais recentes registrados no Rio Grande do Norte estão um tremor de magnitude 1,7 em Currais Novos, no dia 1º de maio; outro de magnitude 1,9 em Jardim de Piranhas, no dia 24; e um terceiro também de magnitude 1,9 em Lajes, no dia 29 do mesmo mês.

Denúncia aponta negativa de atendimento do Samu e transporte inadequado de adolescente com traumatismo craniano


Uma denúncia encaminhada por uma moradora de Caicó levanta questionamentos sobre a atuação de uma equipe do Samu RN durante o atendimento e transporte de um adolescente vítima de traumatismo cranioencefálico (TCE).

Segundo o relato, o Samu teria negado o atendimento adequado solicitado para o caso. A denunciante afirma que, apesar de recomendações médicas que indicariam a necessidade de transporte em uma Unidade de Suporte Avançado (USA), o paciente não recebeu o suporte especializado esperado e precisou ser removido em uma  ambulância de suporte básico, considerada inadequado para a gravidade do quadro clínico.

 

De acordo com a familiar, diante da negativa do serviço em disponibilizar uma unidade compatível com a condição do jovem, foi necessário realizar o deslocamento em condições impróprias para um paciente com suspeita de lesão neurológica grave, o que gerou preocupação quanto aos riscos durante o trajeto e à ausência de acompanhamento especializado.

“Pitstop Rompendo o Silêncio” marca campanha de conscientização em Angicos


Prefeitura Municipal de Angicos promoveu, na manhã desta segunda-feira (09), uma ação alusiva ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização, cuidado e respeito à pessoa idosa. A iniciativa, intitulada “Pitstop Rompendo o Silêncio”, foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A mobilização teve como objetivo sensibilizar a população angicana sobre a importância do combate a todas as formas de violência contra a pessoa idosa, além de reforçar a garantia de seus direitos. Durante a ação, foi feita a convocação para a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.


A campanha Junho Violeta destaca a necessidade de promover informação e conscientização como ferramentas fundamentais para construir uma cultura de respeito, proteção e valorização dos idosos.

A gestão municipal reforça que o compromisso com a dignidade da pessoa idosa deve ser coletivo, envolvendo toda a sociedade na luta contra a violência e na promoção do cuidado e da inclusão.

Senadores discutem ritmo de tramitação da PEC do fim da escala 6x1


A proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6x1 terá seu cronograma de tramitação definido nesta semana no Senado. O texto, aprovado no fim de maio pela Câmara dos Deputados, institui a obrigatoriedade de dois dias de descanso por semana, além de redução jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais, sem redução salarial.
 

Uma reunião de líderes, prevista para esta terça-feira (9), deverá discutir o ritmo de tramitação da matéria. Na semana passada, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que a PEC não será analisada diretamente pelo plenário da Casa e terá de passar pelas comissões. A primeira delas é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), comandada por Otto Alencar (PSD-BA).

 

Davi Alcolumbre também reforçou que o Senado precisa ouvir todos os setores envolvidos, o que talvez arraste a análise da proposta ao longo dos próximos meses. Desde que chegou ao Senado, no dia 28 de maio, a PEC ainda não teve nenhum andamento e acabou tendo a tramitação desacelerada por causa do feriado prolongado de Corpus Christi, na semana passada. Defendida pelo governo federal e apoiada por amplos setores da sociedade civil, a expectativa é que a PEC do fim da escala 6x1 seja aprovada até meados de julho.

RN suspende aplicação da vacina contra a dengue do Laboratório Butantan; estado não tem registro de reações

Vacina contra a dengue — Foto: Instituto Butantan/ Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) suspendeu temporariamente a aplicação da vacina Butantan-DV contra a dengue. A medida segue uma orientação do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte não houve nenhuma notificação de reação para este imunizante.

 

A campanha com o imunizante Qdenga, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, continua normalmente no estado.

 

A suspensão ocorre após o Ministério da Saúde identificar 42 casos severos em investigação e dois óbitos em análise no país. Os casos podem ter relação com a vacina produzida pelo Instituto Butantan. Entre os sintomas adversos registrados estão a simulação da dengue e, em situações severas, a ocorrência de hemorragias. Ainda não há resultado conclusivo sobre a correlação dos sintomas com o imunizante.

CAERN avança no projeto de PPP para universalização de esgotamento sanitário


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) encerra, nesta segunda-feira (8), o período de consulta pública para a Parceria Público-Privada (PPP) do esgotamento sanitário. O projeto, estruturado em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê o investimento de R$ 3,8 bilhões em 48 municípios potiguares.

Até o momento, a consulta registrou participações de cidadãos, acadêmicos e entidades da sociedade civil. Após essa etapa, a documentação será encaminhada para a avaliação jurídica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e a aprovação do colegiado da Microrregião de Água e Esgoto (MRAE). O cronograma do Governo do Estado mantém a previsão de publicação oficial do edital de licitação para o quarto trimestre de 2026. “A PPP do saneamento básico é uma pauta estratégica para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

domingo, 7 de junho de 2026

Odon Jr. apresenta três compromissos públicos em pré-candidatura à Câmara Federal

Em entrevista concedida à rádio 98.7 FM Cidadania de Mossoró, o ex-prefeito de Currais Novos e pré-candidato a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Odon Jr., detalhou as diretrizes que devem nortear sua atuação na Câmara dos Deputados. Durante a sabatina, o político destacou três eixos centrais de compromisso com o eleitorado potiguar.

O primeiro ponto defendido por Odon Jr. foca na pauta social e trabalhista. Segundo o pré-candidato, sua prioridade no legislativo será *defender os interesses da classe trabalhadora e da população em geral*, garantindo que seus votos na Câmara sigam rigorosamente esse alinhamento.

Além da atuação de âmbito nacional, o ex-prefeito sublinhou a importância do fortalecimento local. Seu segundo compromisso estabelece a *luta pelo desenvolvimento regional e pelo avanço de grandes projetos estruturantes* voltados especificamente para o estado do Rio Grande do Norte.

Por fim, o petista enfatizou o método de gestão que pretende adotar, pautado na democracia direta. Odon Jr. prometeu construir um *mandato federal participativo*, aproximando o gabinete da população por meio de Plenárias Locais e Regionais. De acordo com o pré-candidato, esse formato não é uma novidade em sua trajetória, mas sim a continuidade da forma como exerceu a política em mandatos anteriores.

"Fiz política assim como vereador e como prefeito de Currais Novos", afirmou o pré-candidato, apostando no diálogo direto para a construção de suas propostas em Brasília.

sábado, 6 de junho de 2026

Allyson abre 14 pontos sobre Álvaro e venceria eleição ainda no 1º turno


Nova pesquisa do Instituto Exatus mostra que Allyson Bezerra (União) consolidou a liderança na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte e venceria a eleição no primeiro turno se a votação fosse hoje. No cenário estimulado, o ex-prefeito de Mossoró aparece com 41,01% das intenções de voto, à frente do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL), que registra 22,75%, e do ex-secretário estadual da Fazenda Cadu Xavier (PT), que soma 12,61%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio, com 1.500 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento tem registro na Justiça Eleitoral sob o número RN-01045/2026.

 

No cenário estimulado para o Governo, além de Allyson, Álvaro e Cadu, aparecem Dário Barbosa (PSTU), com 0,90%, e Robério Paulino (Psol), com 0,85%. Outros 11,52% afirmaram não votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 10,36% disseram não saber em quem votar.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Prefeitura de Angicos presta homenagem durante procissão de Corpus Christi


A Prefeitura Municipal prestou uma homenagem ao Santíssimo Sacramento durante a passagem da procissão de Corpus Christi, realizada nesta quinta-feira (4). O ato aconteceu em frente à sede do Executivo, onde foi montado um espaço simbólico de devoção.

A iniciativa reuniu autoridades, servidores e fiéis, marcando o momento com respeito e fé, integrando-se ao percurso da procissão pelas ruas da cidade.

A celebração de Corpus Christi reforça a tradição religiosa e a união da comunidade em torno da fé cristã.

Justiça do RN condena banco após fraude em empréstimo via Pix contra cliente


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) condenou uma instituição financeira a anular cobranças de um empréstimo realizado sem autorização, devolver em dobro os valores descontados e indenizar uma cliente por danos morais após a identificação de fraude envolvendo a modalidade de Pix parcelado. A vítima foi uma mulher de Santo Antônio, que teve a contratação de dois empréstimos no valor de R$ 3.410.

Segundo o processo, a mulher foi surpreendida com as contratações em sua conta, sem autorização. Mesmo após tentar contestar as transações junto ao banco, não conseguiu resolver o problema e passou a ter parcelas descontadas automaticamente, acumulando prejuízo de R$ 1.837.

 

Após a negativa da instituição, a cliente recorreu à Justiça pedindo a anulação dos contratos, a devolução em dobro dos valores e indenização por danos morais. Em sua defesa, o banco alegou que os empréstimos foram contratados de forma regular, por meio eletrônico.

BR-304 terá interdição total em Assú para detonação de rochas nesta sexta-feira (5)

Obra de duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte — Foto: Carlos Costa/governo do RN/ARQUIVO

Um trecho da BR-304 em Assú, no Rio Grande do Norte, passa nesta sexta-feira (5) por uma interdição completa e programada, no dois sentidos da rodovia, para a detonação de rochas nas proximidades da pista.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a detonação faz parte das obras de duplicação da rodovia.

 

A autarquia informou que interdição - que acontece no km 97 - está programado para ocorrer às 12h e deve durar cerca de 20 minutos.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

MPRN recomenda mutirão para exames de CNH em Mossoró


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação buscando resolver os atrasos no agendamento de provas práticas de direção em Mossoró. A medida visa zerar a fila de espera para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento indica que sejam adotadas medidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), incluindo a realização de um mutirão de exames no prazo de, no máximo, 30 dias na cidade de Mossoró.
 

A iniciativa da promotoria ocorreu após a constatação de problemas na unidade local do Detran, incluindo a falta de servidores examinadores. A situação gerou uma extensa fila de espera afetando o processo de habilitação para motoristas em todas as categorias de veículos. 

 

“As informações colhidas junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Mossoró, atestando um tempo de espera abusivo, com relatos de prejuízos pessoais e profissionais de muitos matriculados que dependem do documento da CNH como pré-requisito para concursos e trabalho”, registra o documento.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Governo do RN lança Selo Azul Ambiental e certifica 30 empreendimentos turísticos na Pipa


O compromisso com o cuidado e a preservação do meio ambiente em todo o Rio Grande do Norte ganhou um novo reforço nesta quarta-feira (3), com o lançamento do Selo Azul Ambiental, realizado pela governadora Fátima Bezerra no Parque Estadual Mata da Pipa, em Tibau do Sul. Na ocasião, 30 empreendimentos turísticos receberam a certificação por adotarem boas práticas ambientais.

 

Idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com a interveniência da Fundação Guimarães Duque, o Selo Azul Ambiental propõe um novo modelo de certificação socioambiental voltado para equipamentos turísticos e comerciais da Praia da Pipa.

 

“É uma alegria estarmos aqui, hoje, em um dos lugares mais emblemáticos, simbólicos e encantadores do nosso estado e do Brasil: a Pipa. Este santuário nos lembra algo muito importante: não existe futuro sem o cuidado com a natureza. Não existe futuro sem compromisso com a preservação ambiental”, afirmou a governadora.

Reservas hídricas do RN encerram maio de 2026 com 54,11% da capacidade total


O  Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulga os dados das reservas hídricas do estado referentes ao encerramento de maio de 2026. O levantamento, realizado com base nos volumes registrados em 31 de maio, aponta que os 69 reservatórios monitorados pelo Instituto acumulam 2.865.432.294 metros cúbicos de água, o equivalente a 54,11% da capacidade total de armazenamento do estado, estimada em 5.295.422.524 metros cúbicos.
 

O resultado demonstra uma recuperação significativa das reservas hídricas ao longo dos primeiros meses do ano. Em meados de janeiro de 2026, os reservatórios potiguares armazenavam 1.963.542.671 metros cúbicos de água, correspondentes a 37,08% da capacidade total do estado. Dessa forma, houve um acréscimo de mais de 901 milhões de metros cúbicos nas reservas hídricas estaduais entre janeiro e o final de maio.

 

Os dados fazem parte da série histórica de monitoramento do IGARN, que utiliza como referência o último dia do mês de maio de cada ano para avaliar a situação hídrica dos principais reservatórios potiguares.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para as 167 cidades do RN


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte, abrangendo as 167 cidades do estado.
 

O aviso teve início às 0h desta quarta (3) e segue até as 23h59 de quinta-feira (4)

 

O alerta é de grau de severidade "Perigo Potencial" (cor amarela). De acordo com o órgão, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm por dia, além da possibilidade de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Posse de novos servidores do Idema marca abertura da Semana do Meio Ambiente 2026


A Semana Estadual do Meio Ambiente 2026 (SEMA 2026) começou nesta segunda-feira (1º), no auditório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), em Natal, marcada pela posse dos primeiros 75 servidores efetivos nomeados no concurso público da história do órgão. A cerimônia simbolizou um importante reforço para a estrutura técnica do Instituto e para o fortalecimento da política ambiental do estado.

  

A abertura oficial contou com a presença da governadora professora Fátima Bezerra, gestores estaduais, servidores, representantes de instituições ambientais, pesquisadores e integrantes da sociedade civil. Com o tema “A Terra fala. A gente age.”, a programação reforçou a necessidade de respostas concretas diante da crise climática e destacou o fortalecimento das instituições públicas como elemento essencial para a construção de políticas ambientais integradas e eficazes.

Câmara de Fernando Pedroza realiza 11ª Sessão Ordinária nesta quinta-feira (3)


A Câmara Municipal de Fernando Pedroza promove, nesta quinta-feira (3), às 9h, a 11ª Sessão Ordinária do ano de 2026, reunindo vereadores, autoridades e a população para mais um momento importante do Legislativo municipal.

Excepcionalmente, a sessão será realizada em horário diferenciado, em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (4). A mudança visa garantir a realização dos trabalhos legislativos sem prejuízo ao calendário da Casa.

Durante a sessão, serão apresentados e discutidos projetos, indicações e demais matérias de interesse público, reforçando o papel da Câmara na construção de políticas que impactam diretamente a vida da população.

A participação popular é essencial para o fortalecimento da democracia e da transparência no serviço público. A presença da comunidade contribui para um debate mais aberto e para o acompanhamento das ações dos representantes eleitos.

A Câmara convida toda a população a acompanhar e participar, conhecendo de perto os projetos em pauta e as decisões que ajudam a construir o futuro do município.