SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CIENTISTAS JÁ SABEM COMO HIV ROMPE BARREIRA DE PROTEÇÃO E INVADE O CÉREBRO

Há 30 anos milhares de cientistas ao redor do mundo se debruçam sobre os mistérios do HIV na tentativa de entender como um microorganismo tão pequeno — menor que a maioria dos outros vírus, bactérias e outros patógenos — consegue ser o responsável por uma das maiores pandemias da história da sociedade moderna.

Quase três décadas depois de ter sua estrutura desvendada, o vírus da síndrome da imunodeficiência adquirida continua a surpreender os cientistas. Um artigo publicado na edição de hoje do Journal of Neuroscience desvenda um dos mecanismos mais complexos no qual o vírus está envolvido: a invasão da barreira hematoencefálica.

A descoberta pode, no futuro, resultar em medicamentos que controlem o elevado índice de doenças neurológicas em soropositivos. A barreira hematoencefálica (BHE) é uma espécie de membrana que protege o sistema nervoso central — formado pelo cérebro e pela medula espinhal — das toxinas que circulam pela corrente sanguínea.

Ao contrário do que ocorre com a maioria das substâncias, vírus e bactérias, o HIV consegue romper essa barreira e atingir o cérebro por meio de um mecanismo que ainda não era conhecido ou explicado pelos cientistas.

De acordo com a nova pesquisa conduzida por especialistas da Escola de Medicina Albert Einstein, de Nova York, para conseguir tal feito o vírus não ataca a própria barreira, mas um conjunto de células chamadas astrócitos, que estão entre os responsáveis por reforçar a BHE. Em geral, apenas 5% das células desse tipo são contaminadas pelo HIV.



ACIDENTE EM ANGICOS COM SANFONEIRO DEIXA CATEGORIA DE MÚSICOS APREENSIVA

Um acidente lamentável ocorreu no início da noite dessa quarta feira, 29. De acordo com informações (desencontradas) de populares, um homem foi colhido de surpresa em sua moto por um veículo (caminhoneta), nas proximidades da Companhia de Polícia de Angicos.
Ainda não tenho os detalhes do acontecido.
O atropelado é o homem conhecido por Juarez, considerado um dos melhores sanfoneiros de toda a região.

De acordo com as informações, ele estaria sangrando pela boca e ouvidos, tal o tamanho do impacto que sofreu ao ter sua moto batida. Ainda segundo testemunhas ele teria sido levado pra Natal, depois de receber os primeiros socorros no Hospital Regional de Angicos.

Esperamos que tudo transcorra bem e que ele se reestabeleça rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente