O contrato foi assinado em Brasília, ao lado do presidente Lula, e é a primeira operação de crédito liberada para o RN no Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), anunciado em junho do ano passado. Em 29 de junho, o RN anunciou a adesão ao PEF.
Com a liberação do valor, o governo do RN anunciou que vai lançar os primeiros editais de licitação nos próximos dias. As datas, no entanto, não foram especificadas.
"Esses recursos vão ser fundamentais para melhoria da infraestrutura rodoviária potiguar. Com o início das obras, nós teremos a geração de emprego e renda para a população”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).
A proposta de adesão ao plano do governo do RN passou por análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Economia. Em setembro do ano passado, o estado recebeu a autorização para contrair créditos. A primeira operação é a assinada nesta terça.
A adesão permite contratar operação de crédito com garantia da União, cujas parcelas são liberadas à medida que o ente atenda a metas e compromissos pactuados no Plano, como ampla transparência dos dados fiscais e a implementação de medidas fiscais que contribuem para o equilíbrio das contas públicas.
Ao aderir ao PEF, o estado tem a previsão de conseguir operações de crédito na casa de R$ 1,6 bilhão até 2026.
G1RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente