SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723


terça-feira, 4 de novembro de 2025

Carregadores de veículos elétricos passam por fiscalização em Natal e Região Metropolitana

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição da Força-Tarefa de Fiscalização, que se estenderá até sexta-feira (7), com ações concentradas em Natal e na Região Metropolitana. A operação, que reúne fiscais de todo o Estado, ganhou um novo foco neste ano: a inclusão dos pontos de recarga de veículos elétricos entre os itens fiscalizados. 

A medida reflete o avanço da eletromobilidade no país e a necessidade de garantir segurança nas instalações elétricas que alimentam os automóveis. O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, diz que a decisão de incluir os carregadores partiu de discussões no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que identificou riscos recorrentes nas instalações. “Com o aumento da frota de carros elétricos, avaliamos o risco, principalmente nas instalações elétricas que conectam aos carregadores”, afirmou.

Isso significa que, a partir de então, este é mais um item que os fiscais passarão a observar nos estabelecimentos. “Todo fiscal que for no empreendimento vai ter um item a mais, que é fazer avaliação sobre os carregadores de carros elétricos. E a avaliação é no sentido de verificar se existe ou existiu um profissional responsável por aquela instalação, com o devido registro”, explicou. O profissional responsável deve estar expresso por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A força-tarefa conta com 11 fiscais atuando na capital e na Grande Natal, com visitas a obras, hospitais, escolas, hotéis, shoppings, clínicas, postos de combustíveis e supermercados. O presidente reforça que o foco inicial é educativo, mas que há sanções previstas em lei. “Se houver risco iminente ou exercício ilegal da profissão, cabe multa e autuação”, destacou Wagner.

De acordo com o gerente de fiscalização do Conselho, Juliano Barbosa, a operação já começou com levantamento detalhado dos locais com carregadores elétricos. “Levantamos 133 pontos em todo o Estado. A ideia é iniciar pelos locais de acesso público, como shoppings, academias e postos de combustíveis, e depois avançar para os condomínios e residências”, disse.

Juliano explica que o papel do Crea é garantir que a instalação seja feita de forma segura. “O equipamento em si já vem pronto, mas o que precisa ser dimensionado é a estrutura onde ele será instalado. O engenheiro eletricista avalia se o empreendimento suporta aquela carga, evitando sobrecargas, curtos-circuitos e incêndios”, afirmou. Ele ressalta que um ponto de recarga mal dimensionado pode causar choques elétricos, incêndios no veículo ou no próprio equipamento.

Durante a semana, a meta é realizar cerca de 500 fiscalizações nos cinco municípios que compõem a operação: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz. O Crea-RN pretende, a partir dessa experiência, expandir o monitoramento . A força-tarefa integra o programa permanente do Crea-RN de valorização profissional e defesa da sociedade, em alinhamento com as diretrizes do Sistema Confea/Crea.

Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente