SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 5 de agosto de 2023

Soberba ou Humildade? Duas faces opostas na dualidade humana

Em nossas últimas análises, falamos sobre a vaidade, o que ela produz nos seres humanos e como interfere nas relações pessoais e sociais. Agradeço ao feedback (retorno interativo) dos leitores, que me sugerem continuar com temáticas semelhantes, apesar de ter outros assuntos igualmente interessantes para os próximos escritos. Como analista, passo a atender aos anseios daqueles para os quais os textos são escritos.

 

Vejamos, dando continuidade, trago então o temaSoberba’.  Segundo o dicionário, “A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto da soberba é a humildade. Para os católicos, a soberba é o principal pecado ou a raiz de todos os pecados, já que ela faz parte do pecado original, descrito no Gênesis.

 

 Torna-se evidente que a soberba humana e a humildade são atitudes opostas e antagônicas que refletem a maneira como os indivíduos se relacionam com o mundo ao seu redor. A soberba é um sentimento de arrogância e orgulho excessivo, onde a pessoa se coloca acima dos outros, alimentando uma visão inflada de si mesma. Essa postura geralmente leva à dificuldade em aprender com os outros, de aceitar opiniões e sugestões de terceiros, e em alguns pontos mais elevados, pode levar a um isolamento social segmentado. O mais grave e evidente, é quando o indivíduo acredita que não precisa de nenhuma orientação, críticas ou sugestões sobre suas ações e como interfere no meio social no qual se relaciona.

 

Em contraponto a isso, a humildade é um traço de caráter valioso, que se manifesta através do respeito genuíno aos demais e do reconhecimento das próprias limitações. Uma pessoa humilde não tem medo de reconhecer seus erros e aprender com eles, compartilhando suas intenções com seus próximos buscando sempre a melhoria contínua. Essa virtude promove a empatia, o trabalho em equipe e a capacidade de enxergar o valor das perspectivas dos outros, criando uma atmosfera de colaboração e crescimento mútuo. A humildade é uma qualidade que permite ao indivíduo se conectar de forma mais profunda com as pessoas ao seu redor e construir relacionamentos mais saudáveis e significativos.

 

E então, prezado leitor? O que realmente importa pra você? Deixo aqui duas citações populares (uma delas é bíblica), que reforçam a nossa sintética análise. 1 - "A soberba precede a queda."  2 - "O orgulho vem antes da destruição, e o espírito altivo antes da queda." - Provérbios 16:18 (Bíblia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente